O benefício do vale feira veio para ajudar a população brasileira a complementar a sua alimentação diária com produtos essenciais para manter a saúde, como verduras, frutas e legumes, todos direto da feira. Daí o nome!
Esse benefício é um tanto quanto novo, e tem despertado bastante curiosidade dentre os brasileiros. Portanto, se você quer entender melhor do que se trata, condições para solicitar e o valor máximo disponível, continue a leitura com a gente.
Pois hoje, preparamos um artigo para te explicar tudo sobre o benefício, e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?
O que é o benefício vale feira?
Trata-se de um benefício criado pelos governos municipais, para ajudar a complementar a alimentação de algumas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.
Desse modo, ele veio para servir como uma ajuda em dinheiro para complementar as compras da família. Se destina, especificamente, à compra de itens essenciais e muito importantes para manter a saúde em dia, incluindo as verduras, frutas e legumes.
O benefício varia de município para município. Por isso, é necessário consultar as condições para a sua região.
No geral, o vale feira pode ter um valor máximo de até R$100,00 por mês, que pode ser utilizado em feiras para a compra desses itens que citamos acima.
Qual é a intenção do vale-feira?
Com esse vale, os cidadãos conseguem ter uma renda extra disponível para gastar nas suas compras mensais, dando uma ajuda a mais na hora de bancar esses gastos.
No entanto, as condições do benefício são definidas de acordo com a capacidade de pagamento de cada um dos municípios do Brasil. Portanto, nem sempre o valor oferecido é de R$100.
De qualquer forma, a intenção é dar uma ajuda a mais na hora de fazer as compras do mês, principalmente em um momento de alta inflação e preços mais elevados.
Muitos municípios já disponibilizam a opção de solicitar o vale feira e começar a usufruir desse benefício. Para saber como solicitá-lo e verificar se a sua cidade já está com o benefício ativo, continue a leitura do post.
Como fazer o cadastro?
Como o vale é um benefício que varia de município para município, é necessário verificar qual é a forma de cadastro na sua cidade.
De modo geral, todos os municípios, até o momento, estão fazendo o cadastro da mesma maneira: basta que a pessoa interessada realize o seu cadastro do CadÚnico para conseguir acessar o benefício do vale.
O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é uma forma de facilitar o acesso de pessoas de baixa renda, aos diversos programas e benefícios que são oferecidos pelo Governo Federal, pelos estados e pelos municípios.
Por isso o cadastro para acessar o vale, é feito pelo CadÚnico. Por lá, dá para aproveitar o mesmo cadastro que o cidadão já possui, diminuindo o número de processos para conseguir o benefício.
Sendo assim, continue a leitura para entender como fazer o seu cadastro no CadÚnico e quem pode acessá-lo.
Cadastro no CadÚnico
Para fazer o cadastro no CadÚnico, primeiramente, é necessário cumprir alguns requisitos, sendo eles:
- Possuir uma renda mensal de, no máximo, meio salário mínimo por pessoa da casa;
- Possuir uma renda mensal familiar total que não ultrapasse o valor de três salários mínimos.
Para fazer a inscrição e começar a usufruir dos benefícios do vale feira e diversos outros, é necessário ser maior de 16 anos, e procurar o setor que cuida da parte do cadastro Único ou do Bolsa Família na sua cidade. Os serviços são prestados pelas prefeituras.
Se você quiser adiantar o processo, dá para baixar o app do CadÚnico ou acessar o site oficial do programa na internet, e fazer o seu pré-cadastro de casa.
Nesse momento, você já poderá informar alguns dados e documentos que também seriam necessários de forma presencial também, mas direto do conforto da sua casa.
Depois, para continuar, você ou o representante da família deverá comparecer presencialmente em algum órgão municipal da cidade, para fazer a entrevista e finalizar o cadastro.
Como receber o vale feira?
Assim que você conseguir criar o cadastro da sua família no CadÚnico, será necessário esperar que a prefeitura te chame para te conceder o benefício.
Como o programa é novo e as prefeituras precisam se organizar financeiramente para distribuir o dinheiro, os vales estão sendo liberados pouco a pouco. Por isso, é necessário aguardar que te chamem para poder começar a usufruir.
Se a família estiver em uma situação de extrema emergência, dá para sinalizar, dentro do sistema, as condições atuais e entrar em uma lista de prioridades.
É possível sacar o vale feira?
Os cidadãos recebem o benefício no formato de um ticket. Ou seja, não é necessário sacar o valor, e nem é possível fazer isso. Afinal de contas, com o ticket, é possível garantir que ele só será utilizado para a finalidade correta.
Então, basicamente, o beneficiário ganha um ticket que pode utilizar nas suas compras mensais. O ticket é liberado aos poucos pelo CRAS, que liga para o beneficiário para avisar o local e o horário em que o ticket estará disponível para a retirada.
Esse conteúdo foi útil para você? Então, não deixe de compartilhar com quem você sabe que também pode gostar, e conferir nossos outros artigos sobre programas e benefícios sociais no blog!