Ao contrário do que muitos pensam, existem vários tipos de empréstimo. Na verdade, o mercado financeiro está cheio de opções de crédito, com algumas que são muito mais vantajosas do que os empréstimos pessoais convencionais.
Por isso, quando o bolso dá aquela apertada, e você precisa recorrer a uma solução de crédito, é muito importante tirar um tempo para estudar todas as modalidades.
Assim, será mais fácil verificar qual pode se encaixar melhor nas suas necessidades e no seu perfil.
Para te ajudar nessa tarefa, nós preparamos aqui um guia completo sobre os tipos de empréstimo que você pode encontrar no mercado. Dessa forma, você não terá problemas para encontrar a opção perfeita para você.
Confira a nossa análise e as nossas dicas neste conteúdo!
Antes de tudo: o que é um empréstimo e como ele funciona?
Se é a sua primeira vez contratando crédito, você pode ter várias dúvidas sobre empréstimos, incluindo o que eles são e como funcionam. Por isso, antes de te falar mais sobre as modalidades, vamos conversar sobre esses pontos.
Os empréstimos são, literalmente, uma opção para quem precisa pegar dinheiro emprestado. Mas, nesse caso, eles são oferecidos por instituições financeiras, de uma maneira muito segura.
Os bancos e demais instituições liberadas para atuar com empréstimos no Brasil, trabalham da seguinte forma: eles analisam o seu perfil, a sua capacidade de pagamento e o valor que você precisa.
Em seguida, te farão uma proposta de quanto vão te cobrar de juros por emprestar esse valor a você, e o prazo máximo que você terá para pagar.
O pagamento dos empréstimos costuma ser através de parcelas mensais. E cada modalidade possui um prazo máximo de pagamento.
Os empréstimos costumam ser alternativas para conseguir crédito interessantes para quem não quer recorrer a um parente, por exemplo.
É possível usar o dinheiro para os mais diversos fins, desde lidar com situações emergenciais, até quitar alguma dívida, e evitar que ela te comprometa ainda mais.
Portanto, não é necessário justificar onde o dinheiro será utilizado, na maioria das vezes. O contratante pode utilizá-lo quando desejar e para o que quiser, desde que pague corretamente as parcelas mensais do empréstimo.
Quais são os principais tipos de empréstimo?
Pronto! Agora que já conversamos rapidamente sobre o que é um empréstimo, vamos falar sobre as modalidades que você pode encontrar no mercado, as vantagens de cada uma e para quem são indicadas. Confira!
Empréstimo com garantia de FGTS
Se você já trabalhou com carteira assinada e tem saldo disponível no FGTS, é possível contratar um empréstimo utilizando o saldo como garantia.
Isso permite conseguir taxas de juros bem menores do que nos empréstimos convencionais, e está disponível para qualquer um que tenha saldo, inclusive pessoas com o nome negativado.
Algumas opções de instituições que oferecem empréstimo com garantia de FGTS, são a Portocred e a Sim Empréstimos.
Empréstimo pessoal
O empréstimo pessoal é a modalidade mais comum e conhecida de empréstimos, ficando disponível para qualquer consumidor que precisar de crédito.
No entanto, essa modalidade, apesar de ser uma das mais fáceis de conseguir, costuma ter taxas de juros mais elevadas.
A empresa realiza uma análise de crédito e de perfil do solicitante, pois não há nada de garantia. E, só então, define se ele está apto para conseguir um empréstimo.
Existem boas opções de empréstimo pessoal no mercado, para quem sabe que essa é a única modalidade válida para conseguir crédito.
As nossas indicações de instituições para empréstimo pessoal são a Geru – que possui taxas mais atrativas do que as concorrentes – e a NoVerde.
Além dessas, empresas como a Simplic, a SuperSim, os bancos do Brasil (como Bradesco, Itaú, Santander) e os bancos digitais (Nubank, Inter, C6) também oferecem opções de empréstimo pessoal.
Empréstimo consignado
Mais um dos tipos de empréstimo é o consignado, que veio para atender a um grupo mais específico da sociedade: aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e militares.
No entanto, alguns bancos oferecem a opção para funcionários de empresas conveniadas à instituição também, valendo a pena checar se você tem direito.
Nessa modalidade de empréstimo, o valor mensal da parcela é descontado diretamente do benefício do cliente ou da folha de pagamentos, o que diminui muito o risco de inadimplência.
Por isso, as instituições conseguem oferecer taxas muito menores e prazos de pagamento maiores.
No geral, os empréstimos na modalidade consignado são os que costumam ter as menores taxas do mercado. Então, vale muito a pena, caso você se enquadre nos requisitos.
Algumas empresas que oferecem opções interessantes de empréstimo consignado são: BX Blue, Meutudo, e os bancos no geral.
Empréstimos com garantia de veículo ou imóvel
Por fim, uma última modalidade de empréstimo que você pode solicitar, e que também costuma ser bem interessante, são os empréstimos com garantia.
Os empréstimos com garantia possuem duas vertentes: com garantia de imóvel ou com garantia de veículo. No geral, ambos funcionam da mesma forma.
Nos empréstimos com garantia de veículo, você coloca o seu veículo como garantia de pagamento. Em troca, a instituição oferece menores taxas de juros, já que ela tem uma garantia caso você não pague.
Na modalidade de empréstimo com garantia de imóvel, a dinâmica é a mesma. Mas, nesse caso, o imóvel fica como garantia. A diferença é que, geralmente, os empréstimos com garantia de imóvel podem chegar a valores mais elevados.
Em ambas as opções, o imóvel ou o automóvel precisam estar no nome do solicitante, e os bens não são confiscados. Ou seja, dá para você continuar usando normalmente. Eles só serão confiscados caso você deixe de pagar as parcelas.
As nossas dicas de instituições que oferecem empréstimos com garantia de imóvel e/ou de veículo são: Sim Empréstimos, Creditas, Rodobens e a CrediHome.
No entanto, os bancos costumam ter essas opções disponíveis também. Então, vale a pena consultar nos que você já possui conta.
Esse conteúdo foi útil para você? Então, não deixe de compartilhar e deixar a sua opinião!