Pix Automático: o que é e como funciona? Saiba tudo aqui

Para os usuários fiéis de pagamentos e transferências por meio do pix, o Banco Central publicou uma grande notícia: o Pix Automático.

,

mulher sorri olhando para tela de celular

A nova modalidade de pagamento já possui normas e regras de funcionamento. E segundo Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix (Gepix), a liberação do Pix Automático será a partir de outubro de 2024.

Segundo a 21° Assembleia do Fórum Pix, o Pix Automático traz muitas vantagens para os clientes, principalmente para as empresas, independentemente do seu porte.

Neste post, trouxemos todos os detalhes dessa novidade, como funcionamento, vantagens e regras. 

Leia até o final e descubra como o Pix Automático facilitará a vida dos seus usuários e como ele irá colaborar para o crescimento de pequenas empresas.

Como funcionará o Pix Automático?

Assim como no débito automático, o cliente poderá pagar contas fixas, como a água, luz, telefone, escolas e outras através do Pix. 

Para isso, as empresas enviam a fatura com os dados para pagamento como já acontece.

Então, o usuário, ao escolher pagar com o pix, poderá aderir ao modo automático ou não.

Além disso, o cliente também poderá solicitar o pagamento da conta através do Pix Automático. Então, a prestadora envia os dados para o pagamento, e o usuário realiza a transação.

Vantagens do Pix Automático

Esse serviço oferece vantagens tanto para os clientes quanto para as empresas. No caso dos clientes, eles se beneficiam pela facilidade e a praticidade no pagamento de contas.

Além disso, essa opção também evita a ocorrência de multas e juros caso o cliente se esqueça de pagar as contas.

Já para as empresas, os benefícios serão ainda maiores, como veremos a seguir:

  • Diminuição de inadimplência: as empresas terão a garantia de que o cliente não se esquecerá de pagar as contas, reduzindo os casos de inadimplência ou atrasos;
  • Contrato único: no débito automático, as empresas deveriam ter convênio com cada banco que oferecesse o serviço ou recorrer à casa lotérica. Mas, no caso do Pix Automático, as empresas só precisam assinar o contrato com o banco que ofereça essa modalidade de pagamento;
  • Inserção de empresas menores no mercado: por falta de recursos para firmar convênio com os maiores bancos, as pequenas empresas precisavam recorrer às casas lotéricas para oferecerem serviço de pagamento automático. Porém, com a necessidade de apenas um contrato, elas poderão participar do mercado;
  • Ampliação da cartela de clientes: devido à comodidade que esse serviço oferece, todas as empresas, independente do tamanho, poderão oferecer essa comodidade. Com isso, as pequenas empresas também terão mais chances de atrair mais clientes.

Quais são as regras?

Apesar da flexibilidade do Pix Automático, por ser uma transação que envolve valores, ela também envolve regras para a segurança das empresas e dos clientes. Então, confira a seguir quais são as regras para o uso do Pix Automático:

  • Limite diário, que deverá ser o mesmo valor do TED;
  • Opção de novas tentativas, caso não haja o valor disponível na conta;
  • Estorno e responsabilização em caso de erro;
  • Rejeição e liquidação da transação;
  • Autorização prévia concedida ao usuário, o cliente pagador, que deverá ter confirmação em um ambiente seguro da conta,
  • Política de cancelamento da autorização para a transação.

Todas essas regras visam tornar o Pix Automático um serviço transparente, seguro, confiável e prático.

Obrigatoriedade do Pix Automático

Quanto a obrigatoriedade, todos os bancos participantes do Pix são obrigados a oferecer o serviço ao usuário pagador até o dia 28 de outubro de 2024, dia do lançamento do serviço, sobre pena de multa diária por atraso da oferta.

Enquanto aos prestadores de serviço, a oferta do Pix Automático é opcional. Contudo, os usuários recebedores não têm a obrigação de contratar essa operação no banco onde possuem conta.

Afinal, cada pessoa é livre para escolher a instituição financeira mais vantajosa para ela.

Para quando está previsto o lançamento do Pix Automático?

O lançamento está previsto para o dia 28 de outubro de 2024. Porém, em janeiro, já será publicado o manual desse novo modelo de operação.

Segundo o Banco Central, o manual publicado servirá de guia para que os bancos façam os devidos ajustes e implantações no seu sistema a tempo do lançamento do produto final.

O Pix Automático terá custos?

Em relação a custos, taxas e tarifas, para o cliente que pagará por meio do pix, nada mudará, o serviço continuará sendo gratuito, sem nenhum imposto.

Já para as empresas que oferecerão o serviço, o custo será acordado em contrato com a instituição financeira. Portanto, os impostos recolhidos irão variar conforme a conta e os serviços desta que foram contratados.

Pix agendado

No início, pode surgir a dúvida se o Pix Automático é o mesmo que o agendamento do Pix, mas não é. Afinal, o que diferencia ambos os serviços é o tipo de pagamento e recebedor.

No pix automático, os valores são fixos e pagos a uma empresa. Essa empresa que receberá o valor deverá ter CNPJ e fornecer os dados da transação, para que o cliente autorize previamente a transação que ocorrerá mensalmente.

Em contrapartida, no pix agendado, quem fornece os dados e valores para o pagamento mensal é o cliente pagante, ao receptor empresarial ou pessoa física, podendo ser utilizado para doações e mesadas, por exemplo.

Além disso, o Pix agendado é facultativo e, por isso, não são todos os bancos que disponibilizam esse serviço.

E aí? Animado para o lançamento dessa grande novidade?

Siga-nos para mais dicas e análises

Isenção de responsabilidade Em nenhuma circunstância Dinds solicitará qualquer pagamento para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está se comunicando. Dinds gera receita por meio de publicidade e comissões por referência para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. Todo o conteúdo publicado aqui é baseado em pesquisa quantitativa e qualitativa, e nossa equipe se esforça para ser o mais imparcial possível ao comparar diferentes opções.

Divulgação de Anunciantes Dinds é um site independente, objetivo e sustentado por publicidade. Para mantermos a capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em Dinds podem ser de empresas das quais recebemos compensação por afiliação. Essa compensação pode influenciar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem no site. Outros fatores, como nossos próprios algoritmos proprietários e dados primários, também podem afetar a posição e o destaque dos produtos/ofertas. Não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis no mercado em nosso site.

Nota Editorial As opiniões expressas em Dinds são exclusivamente do autor e não de qualquer banco, emissor de cartão de crédito, hotel, companhia aérea ou outra entidade. Este conteúdo não foi revisado, aprovado ou endossado por nenhuma das entidades mencionadas. No entanto, a compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos, nem afeta qualquer conteúdo deste site. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos serem relevantes para nossos usuários, não podemos garantir que as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias quanto à sua precisão ou aplicabilidade.

Loan terms: 12 to 60 months. APR: 0.99% to 9% based on the selected term (includes fees, per local law). Example: $10,000 loan at 0.99% APR for 36 months totals $11,957.15. Fees from 0.99%, up to $100,000.