Esses golpes estão cada vez mais presentes e mais bem estruturados na nossa sociedade, prontos para abater aqueles que não possuem o conhecimento necessário para se livrar da armadilha.
As pirâmides financeiras continuam atraindo investidores com as suas promessas irresistíveis de lucros incríveis.
No entanto, o verdadeiro problema desse negócio está na sua própria estrutura, construída por pessoas desonestas, atividades ilegais e capazes de deixar um rastro de vítimas financeiramente arruinadas.
Como sabemos o estrago que as pirâmides financeiras podem causar, é claro que não poderíamos apenas cruzar os braços e assistir. Foi por isso que preparamos esse conteúdo super exclusivo para te contar tudo sobre pirâmides e como se livrar delas.
Além disso, vamos falar um pouco mais sobre a crescente tendência de golpes envolvendo criptomoedas, onde os investidores são atraídos para esquemas de investimento falsos e para sites fraudulentos que prometem retornos impossíveis de se alcançar.
Então, vem com a gente conferir todos os detalhes e saber como agir corretamente em casos de pirâmides e golpes financeiros!
O que é uma Pirâmide Financeira?
Tá, mas o que é uma pirâmide financeira e como ela funciona?
Uma pirâmide financeira é um tipo de esquema apresentado pelos golpistas no formato de uma grande oportunidade de investimento. Contudo, na realidade, é apenas uma espécie de armadilha financeira.
É por isso que esses esquemas têm como alvo principal tipos de investidores em busca de altos retornos financeiros.
Ao encontrar alguém nesse perfil, os agentes da pirâmide fazem propostas que prometem lucros rápidos e muito mais elevados do que o comum.
A principal característica das pirâmides financeiras, no entanto, é que a base desses ganhos não é uma atividade econômica real, como a venda de produtos ou serviços, por exemplo, mas sim o recrutamento constante de novos membros.
A estrutura de uma pirâmide financeira lembra justamente a forma de uma pirâmide, daí o nome escolhido.
Nessa pirâmide, os primeiros investidores ficam na parte superior, que recrutam novos membros e recebem uma parte dos investimentos desses novos participantes.
Conforme a pirâmide cresce, a pressão sobre os recém-chegados para recrutar mais pessoas vai ficando ainda mais intensa.
Por isso, tenha em mente sempre: qualquer proposta de investimento que envolva a necessidade de trazer novos investidores para junto de você é, muito provavelmente, um esquema de pirâmide financeira, onde você e quem você levar junto pode se afundar.
Características-chave de uma pirâmide financeira: sinais de alerta
Agora, vamos entender um pouco mais sobre as características-chave de uma pirâmide financeira. Com isso, ficará muito mais fácil identificar uma quando ela surgir no seu caminho.
Promessas de lucros impossíveis e irreais
As pirâmides financeiras atraem investidores com a promessa de lucros que são muito acima da média do mercado.
Necessidade de recrutar novos investidores
A necessidade constante de recrutar novos membros é uma característica muito específica de uma pirâmide financeira.
Os investidores são incentivados a trazer amigos, familiares e conhecidos para o esquema, criando uma cadeia de recrutamento e atrelados à promessa de que eles podem ganhar mais trazendo novos membros.
Não existência de um produto real
Uma das características mais críticas de uma pirâmide financeira, é que esses esquemas não possuem um produto ou serviço real para oferecer.
Os retornos vêm, principalmente, das taxas pagas pelos novos recrutas, e não de atividades comerciais.
Promessa de retorno garantido
Promessas de retornos garantidos representam uma grande bandeira vermelha.
Isso porque investimentos que são legítimos sempre envolvem riscos e não podem garantir 100% o ganho de lucros. Portanto, qualquer afirmação de lucros garantidos é duvidosa.
Falta de transparência
As pirâmides financeiras, geralmente, não fornecem informações detalhadas sobre o funcionamento do esquema, a empresa que está atuando por trás dele e quem são os seus proprietários.
Portanto, se não houver informações claras e transparentes, esse é um grande sinal de alerta.
Ausência de registro e regulação
Verifique se a empresa ou se o esquema em questão está registrado e regulamentado pelas autoridades financeiras.
Afinal, a ausência de registro é um grande sinal de que algo não está certo, principalmente quando falamos sobre investimentos.
Principais medidas de segurança para não cair em uma Pirâmide Financeira
Para proteger os seus investimentos e evitar cair em golpes financeiros, como as pirâmides financeiras e fraudes, é altamente recomendado adotar algumas medidas de segurança.
Por isso, separamos aqui as melhores medidas de segurança para te ajudar a ficar longe desse tipo de fraude:
Pesquise muito
Antes de investir em qualquer oportunidade que apareça, pesquise bastante sobre a empresa.
Verifique todo o seu histórico, registro, regulamentação e reputação. E sempre tenha em mente que os golpistas podem criar sites falsos e informações enganosas.
Consulte fontes de confiança
Busque informações de fontes confiáveis, como órgãos financeiros, associações do setor, sites de análises financeiras e sites de avaliações, como o Reclame Aqui.
Afinal, essas fontes podem fornecer algumas informações importantes sobre as empresas e, inclusive, alerta sobre os esquemas e golpes.
Desconfie de qualquer promessa que for irrealista
Mantenha uma desconfiança saudável com relação a promessas de lucros rápidos e muito acima da média.
Se algo parece bom demais para ser verdade, então, é provável que não seja verdade!
Sempre proteja as suas informações pessoais
Nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras com terceiros, a menos que você tenha verificado a legitimidade da fonte.
Os golpistas usam informações pessoais para manipular e para persuadir vítimas em potencial. Por isso, nunca passe informações sensíveis.
Use códigos de backup seguros
Se você usa carteiras de criptomoedas online, mantenha os seus códigos de backup em locais seguros e protegidos.
Eles são essenciais para recuperar o seu acesso em caso de perda de senha ou roubo.
Desconfie de investimentos anônimos e sem regulamentação
Evite investir em esquemas de investimento que operam de uma forma anônima e que não estão sujeitos a regulamentações.
Isso torna mais difícil a responsabilização em casos de fraude.
Mantenha-se sempre informado
Acompanhe as notícias no mercado financeiro para ter acesso atualizado sobre os novos tipos de fraudes e esquemas de pirâmide que estão acontecendo.
A cada ano, esses golpes se tornam ainda mais elaborados. Por isso, é muito importante estar a par das novas tendências para se manter seguro.
Com todas essas dicas e informações, você estará muito mais protegido contra golpes e pirâmides financeiras.
Mas, conta pra gente: você já caiu em um esquema de pirâmide financeira? Como foi a experiência? Tem mais alguma dica para compartilhar que possa ajudar a evitar esses golpes?