Basicamente, esse termo se refere à integração de serviços financeiros, a produtos nacionais e não financeiros. Ou seja, que não possuem nenhuma relação com bancos.
Então, estamos falando da possibilidade de incluir produtos e serviços financeiros dentro do portfólio de empresas que não atuam nesse setor.
Mas como isso funciona na prática? Quais são alguns exemplos de sucesso? É possível usá-la em um negócio próprio?
Bom! O objetivo principal das soluções de embedded finance, é conseguir entregar uma experiência de compra muito mais completa para os clientes. Dessa forma, otimiza o processo de pagamentos e evita atritos.
Se você ainda tem dúvidas sobre como funcionam as finanças incorporadas, então, continue a leitura com a gente, para entender melhor do que se trata, e como essas soluções atuam no nosso dia a dia atualmente.
Conceito de Finanças incorporadas
Como explicamos brevemente acima, elas se referem a soluções que permitem que empresas que não fazem parte do setor financeiro, possam oferecer produtos e serviços desse segmento aos seus clientes.
Um dos grandes pontos altos da embedded finance, é que as soluções desenvolvidas visam atender, em especial, ao público-alvo da empresa.
Por isso, são soluções financeiras que ajudam a agregar valor na experiência do cliente, diferentes dos produtos e serviços convencionais oferecidos pelos bancos tradicionais.
Assim, podemos afirmar que o foco das finanças incorporadas, é conseguir desenvolver produtos e serviços financeiros que resolvam questões, problemas e dificuldades pontuais que estão sendo enfrentadas pelos clientes, sendo altamente personalizados.
Empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos podem implementar as soluções de embedded finance, tanto dentro do mercado B2B, como em B2C.
Exemplos
Para que o conceito fique mais claro para você, vamos falar sobre alguns exemplos comuns e que, com toda a certeza, você já conhece e já utilizou.
A embedded finance é muito utilizada, atualmente, por lojas de varejo, que procuram oferecer serviços bancários aos seus clientes fiéis, como cartões de crédito da empresa, cartão pré-pago, conta digital, empréstimos, recarga de celular, etc.
Uma das maiores empresas que conseguiu utilizar as finanças incorporadas a favor dos cliente é a Uber, que disponibiliza, dentro da própria plataforma do aplicativo, a opção de fazer o pagamento das corridas com cartão de crédito, sem a necessidade de ter que pagar em dinheiro em espécie, ou passar o cartão em uma maquininha.
Assim, o foco é dar mais comodidade, integrando produtos e serviços que não são financeiros, com aqueles que são. Dessa forma, criam uma gama ainda maior de benefícios aos usuários para ambas as partes.
Características
Como podemos perceber até aqui, elas possuem características próprias, que ajudam a diferenciar essas soluções dos produtos e serviços oferecidos pelos bancos tradicionais.
A principal característica das finanças incorporadas, é a possibilidade de incorporar a solução em empresas de outro segmento, sem ter a necessidade de se tornar uma instituição financeira.
Basicamente, o core business da empresa não vai mudar em nada. Haverá apenas o acréscimo de soluções bancárias dentro da gama de produtos e serviços que ela oferece, de forma a “expandir” a atuação da marca no mercado.
Outra característica que é importante de ressaltar, é o diferencial competitivo gerado para o negócio.
Como comentamos mais acima, as soluções de embedded finance são muito personalizadas, justamente para conseguir atender às necessidades específicas de um público-alvo.
Com soluções de finanças incorporadas, as marcas conseguem aumentar o seu poder de atração e de fidelização, oferecendo muito mais benefícios aos seus clientes assíduos.
Assim, podemos resumir as principais características das finanças incorporadas da seguinte forma:
- Incluir serviços extras na gama atual da empresa, contribuindo para a geração de mais renda,
- Garantia de um diferencial competitivo, que ajuda a marca a se destacar frente aos seus concorrentes,
- E o aumento da aderência dos clientes em relação à empresa, pois eles passam a ter mais serviços à disposição, em um mesmo lugar!
Por que utilizar finanças incorporadas no seu negócio?
Com a modernização rápida e acelerada do mercado de serviços financeiros, as empresas que procuram desenvolver serviços de finanças incorporadas podem se sair na frente, e conseguir usufruir ainda mais dos benefícios que essa tecnologia pode trazer.
Junto com ela, o Open Finance tem ganhado muito espaço no mundo das finanças, oferecendo possibilidades para as empresas que, até alguns anos atrás, eram impensáveis.
O Open Finance permite que o compartilhamento de dados bancários de todos os clientes de uma empresa seja muito mais preciso e rápido, otimizando ainda mais a experiência de compra.
Assim, a empresa pode usufruir de algumas vantagens com a implementação das finanças incorporadas no negócio, como:
- Possibilidade de competir diretamente com outras instituições financeiras, mas sem ter que abrir mão do foco principal do negócio ou criar uma nova empresa,
- Ter um acesso mais fácil ao histórico bancário dos clientes, que pode ajudar a ofertar produtos e serviços financeiros que são mais personalizados,
- Quebrar as barreiras de entrada no segmento de serviços financeiros, podendo atuar mesmo sem ser uma instituição financeira,
- Aumentar a geração de renda da empresa, através dos novos serviços e produtos financeiros que passará a ofertar.
Como implementar as finanças incorporadas no negócio?
Se você tem interesse em embutir as finanças incorporadas no seu negócio, esse processo pode ser feito através de APIs. Trata-se, basicamente, de um conjunto de programação, que ajuda a fazer a conexão entre os dois pontos.
Portanto, estamos falando de uma ferramenta tecnológica que já está pronta para ser utilizada, e que permite que cada negócio personalize de acordo com as suas regras e as diretrizes.
Existem empresas especialistas no assunto, e que podem te ajudar a pensar em como implementar na sua empresa. Bem como te dar dicas de como fazer todo o processo.
Você já conhecia as finanças incorporadas e o quanto elas são importantes atualmente? Conta para a gente o que achou dessa solução!