Acumular milhas é uma ótima estratégia para você economizar em viagens. Confira!
Viajar é sempre um dos momentos mais esperados do ano! Mas, a viagem é ainda melhor quando conseguimos gastar menos do que estipulamos, não é mesmo? É por isso que as milhas estão se tornando algo cada vez mais conhecidas e procuradas.
Principalmente por quem viaja muito de avião e para o exterior, já que os voos são bem caros.
Inclusive, com a pandemia de Coronavírus, as passagens tiveram um aumento bem grande no valor, somando um acumulado de mais de 50% de aumentos em 12 meses.
Porisso, os programas de pontos e milhagens se tornam cada vez mais famosos, e a grande maioria dos brasileiros pode usufruir dos benefícios, mas ainda não sabem disso!
Se você faz parte desse grupo de pessoas, então, continue a leitura para entender tudo sobre milhas, e começar a economizar nas suas viagens de avião!
A seguir, te contaremos o que são, como elas funcionam, como é possível acumular e como transformar pontos em milhas. Boa leitura!
O que são milhas?
Trata-se de uma retribuição, que é dada pelas próprias companhias aéreas aos clientes.
Dessa forma, quando você se cadastra em um programa de milhas, você começa a ser bonificado todas as vezes que voar junto com a empresa.
Assim, elas vão atuar como um incentivo para que você sempre dê preferência por aquela companhia aérea, pois sabe que terá descontos e benefícios ao voar com eles.
A classe que você escolhe, a distância da viagem e o valor das tarifas pagas, influenciam na quantidade que cada viagem pode te gerar.
Acumulando, você consegue acessar diversos descontos em passagens, sendo que, em alguns casos, é possível conseguir o valor inteiro da passagem aérea somente com milhas!
O que é um programa de milhas e como funciona
Os programas de milhas, então, são programas que permitem que os clientes acumulem bonificações que, posteriormente, podem ser trocadas por milhas ou por alguns outros serviços aéreos.
Geralmente, as adesões aos programas de milhagem são gratuitas, sendo necessário apenas acessar o site da companhia aérea que você mais utiliza, e realizar o seu cadastro.
Então, todas as compras feitas com a empresa após o cadastro passarão a acumular milhas ou pontos.
Tem alguma diferença entre milhas e pontos?
Alguns programas que permitem acumular milhas podem vir no formato de acúmulo de pontos. Isso acontece, geralmente, nos casos em que os pontos podem ser trocados por outros produtos e serviços também, além das milhas.
Mas, no geral, se há a possibilidade de converter os pontos em milhas, não existe diferença significativa entre as duas modalidades.
Alguns cartões de crédito possuem programas próprios que permitem juntar pontos e, depois, transferir para programas, por exemplo. Isso também já ajuda bastante no acúmulo!
Como escolher o programa ideal?
Se você fez uma leve pesquisa sobre programas na internet, provavelmente, viu que existem várias opções hoje em dia. No entanto, cada um tem as suas características e peculiaridades.
Isso quer dizer que, para escolher o melhor programa para você, é necessário analisar melhor o que cada programa tem a oferecer, e qual se encaixa no seu perfil.
Observe questões como a validade dos pontos, os tipos de benefícios oferecidos e etc.
Outro ponto que você pode levar em consideração é a sua preferência pessoal pelas companhias, e o trajeto de viagem que você costuma realizar, e dar preferência para as companhias que fazem esse trecho.
Assim, é possível participar de um programa que realmente seja vantajoso para você.
Como começar a acumular milhas?
É possível acumular diretamente nos programas de milhagem das companhias aéreas, onde as compras feitas com a companhia geram milhas. Ou através de programas vinculados ao cartão de crédito.
Acumular através do cartão de crédito é uma das melhores formas. Pois é possível converter os gastos no cartão em pontos, que você pode converter em milhas depois.
É possível acumular milhas realizando compras em sites parceiros, pagando a fatura do cartão de crédito e muito mais!
Depois, acumulando pontos nesses programas de benefícios, como Livelo e Esfera, você pode transferir os pontos para os programas, como o Smiles, TudoAzul, Latam Pass e diversos outros!
Enfim, tudo depende das parcerias do seu cartão de crédito, e do programa de vantagens que você está participando. Então, é importante ficar de olho nessas questões também.
Quais são os principais programas?
Para começar a acumular as suas Milhas, confira uma lista com os principais programas que temos hoje!
- Smiles
No shopping do Smiles, os clientes podem trocar as suas milhas acumuladas tanto por descontos aéreos e benefícios, como em lojas parceiras do programa, como a Magazine Luiza, Netshoes, Polishop e várias outras!
- Latam Pass
O Latam Pass permite o acúmulo de pontos, que também podemos trocar por passagens aéreas. Além disso, também é possível usá-los em parceiros de e-commerce e em hospedagens.
- TudoAzul
Outro programa de milhas muito conhecido e utilizado no Brasil, é o TudoAzul, que funciona de forma parecida com o Latam Pass.
Ele permite a troca dos pontos em benefícios para viagens (passagens, bagagens, estacionamento e mais), e acumular esses pontos em gastos feitos em todas as centenas de lojas parceiras da companhia.
É possível vender milhas?
Essa pergunta é muito comum, principalmente quando as milhas vão se acumulando e chegando perto de expirar.
No entanto, saiba que se você possui milhas, e sabe que não conseguirá planejar nenhuma viagem para o curto prazo, é possível fazer um dinheiro extra com elas antes do vencimento!
Cada empresa tem a sua própria forma de fazer isso. Então, é importante consultar o seu programa de milhas antes, sendo que algumas oferecem a modalidade de marketplace, para anunciá-las. E, em outros casos, as próprias empresas compram as suas milhas.
Enfim, gostou desse texto? Aqui no blog da Dinds você encontra outros textos relacionados a Educação Financeira, Investimentos e Cartões de Crédito.