Aqui, você fica por dentro das melhores opções de renda fixa para curto, médio e longo prazo, para garantir as melhores aplicações, e os melhores rendimentos possíveis.
O cenário volátil e inseguro do ano de 2021, foi marcado por uma elevada inflação, chegando a 10,06% ao ano. Ou seja, quase o dobro do teto da média de 5,25% do Bacen.
Tudo isso teve um forte impacto para os investidores, que deixaram as opções de investimentos em Renda Variável, e passaram a optar por investimentos mais seguros e sólidos, como os de Renda Fixa.
Tanto, que o número de pessoas investindo em renda fixa no Brasil cresceu 17% entre abril de 2021 e março de 2022, de acordo com um recente estudo da B3.
Além disso, teremos também a realização das eleições, o que adiciona ainda mais volatilidade aos ativos nacionais, o que pode justificar a migração da Renda Variável para a Renda Fixa aumentar ainda mais nos próximos meses.
E, se você agora também faz parte desse grupo e procura por opções de Renda Fixa para curto, médio e longo prazo para realocar os seus investimentos, ou mesmo começar uma carteira nova, saiba que você está no lugar certo!
Nesse post, você conhecerá algumas das melhores opções de renda fixa para curto prazo. Então, já separe o seu bloco de notas para não perder nada, combinado?
Melhores opções de Renda Fixa para curto, médio e longo prazo
Conheça agora, algumas das melhores opções de renda fixa para curto prazo:
Melhores opções de Renda Fixa no Curto Prazo
A Anbima considera investimentos de curto prazo, aqueles que têm “validade” de até dois anos.
Hoje, entendemos que investidores que escolhem operar no curto prazo, geralmente, buscam uma maior rentabilidade e liquidez nas suas aplicações.
Tesouro Direto
Programa do Tesouro Nacional que permite que pessoas físicas invistam em títulos do Governo Federal por meio de uma plataforma na internet, o Tesouro Direto é, sem dúvida, uma das melhores opções para investimento em Renda Fixa a curto prazo.
Pois os seus investimentos no Tesouro Direto possuem liquidez diária. Ou seja, você pode resgatá-los a qualquer momento, quando achar conveniente para os seus objetivos.
Além disso, todas as suas aplicações no Tesouro Direto são 100% garantidas pelo Tesouro Nacional. O que, no final, torna o Tesouro o investimento mais seguro do Brasil.
CDB
Assim como o Tesouro Direto, o CDB é também uma ótima escolha para quem quer fazer investimentos seguros no curto prazo.
Trata-se de um investimento que, além de oferecer diversas opções, conta ainda com uma liquidez diária.
Ademais, outro ponto muito interessante é que os CDBs rendem bem mais do que a poupança, e são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
LCI e LCAs
Garantidas pelo FGC, que é uma entidade privada criada para proteger os investidores, e garantir maior segurança aos investimentos, os rendimentos das LCIs e LCAs são superiores à poupança.
Além disso, a segurança também é a mesma, o que as tornam também ótimas para investimento no curto prazo.
A única questão passível de cuidado, nesse caso, é que, além das possíveis adequações dependendo do perfil do investidor, temos também a liquidez, que não é diária nesses três primeiros investimentos.
Outro ponto que também é importante frisarmos aqui é que, para o investidor, praticamente não há diferenças significativas entre investir em LCI e LCA.
Claro, a menos que você tenha interesse em aplicar o seu dinheiro em um dos setores: agronegócio ou imobiliário.
Nesse caso, em geral, a escolha é feita com base na taxa de rendimento, prazo de aplicação e aporte inicial.
Melhores opções de Renda Fixa no médio prazo
Conhecido por ser um tipo de investimento onde o investidor faz um planejamento entre dois e cinco anos, os investimentos no longo prazo são mais recomendados para aqueles que planejam coisas, como uma viagem ou mesmo um casamento.
Conheça agora, algumas das melhores opções de renda fixa para médio prazo:
Títulos públicos do Tesouro Direto
Assim como para curto prazo, o Tesouro Direto é uma excelente alternativa de investimento para médio e longo prazo, pois oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia – Selic).
Além disso, esse tipo de investimento conta também com diferentes prazos de vencimento, e também diferentes fluxos de remuneração.
CDB
Outro tipo de investimento de renda fixa que pode funcionar para o médio prazo, é o CDB.
Nesse caso, diferentemente dos títulos do Tesouro Direto, os CDBs são emitidos por bancos e instituições financeiras. E contam com um prazo médio de resgate entre dois e três anos.
Em geral, sua rentabilidade é também muito boa, e vai de 110% a 120% do CDI.
Melhores opções de Renda Fixa no longo prazo
Diferente das opções anteriores, investir no longo prazo significa aportar dinheiro em ativos financeiros interessantes ao seu perfil de investidor, com o objetivo de fazer o resgate em alguns anos.
Ademais, em relação ao período em que o montante ficará aplicado, depende dos objetivos que se tem. Pode ser 5, 10, 20 ou mais anos.
Conheça agora algumas das melhores opções de renda fixa para longo prazo:
LCIs e LCAs
Muito recomendadas para investimentos a curto prazo, as LCIs e LCAs também são ótimas opções para investimentos no longo prazo.
Com um prazo de vencimento girando ao redor de até cinco anos, essas opções são muito vantajosas não apenas pela facilidade em investir, mas também pela grande variedade de taxas que elas podem oferecer.
Além disso, você poderá contar com a isenção do Imposto de Renda. No final, com os juros baixos, essa ausência de taxas pode fazer com que os títulos tenham maior rentabilidade do que outras aplicações.
Fundos de DI
Conhecida por ser uma boa alternativa para formar a reserva de emergência dos investidores, outra excelente opção para investimento no longo prazo são os fundos de DI.
Aliás, eles são muito interessantes para quem tem pouco tempo para acompanhar. Ademais, esse tipo de investimento permite que o investidor possa deixar o seu dinheiro rendendo indefinidamente e, quando precisar recuperá-lo, pode resgatar a sua cota no Fundo.
Nesse caso, dentre as principais vantagens desse tipo de investimento, temos a liquidez e o baixo risco que o investimento oferece. Afinal de contas, é composto, basicamente, por títulos públicos.