Conheça aqui, alguns investimentos que rendem mais e com a mesma segurança que a poupança.
É normal associarmos, de forma errônea, o termo investimento com a boa e velha caderneta de Poupança. Não é mesmo?
O que por muito tempo pode ter sido verdade e, inclusive, talvez fizesse sentido, visto o contexto que vivíamos.
Porém, hoje já foi provado que, apesar da segurança, dificilmente esse tipo de investimento traz um retorno satisfatório.
E mesmo que a remuneração da poupança aumente um pouco, existem outros produtos muito mais interessantes em termos de rentabilidade.
E aí? Ficou curioso? Quer aprender como investir mais e melhor, indo além da tradicional poupança?
Então, saiba que você está no lugar certo! Nesse artigo, vamos te mostrar alguns dos investimentos com as maiores rentabilidades do mercado. Confira agora!
Afinal, a poupança ainda é um bom investimento? Entenda!
Sem dúvida, a poupança é um dos investimentos mais seguros à disposição dos brasileiros.
E o melhor, a segurança também não é o único benefício desse tipo de investimento. Pelo contrário! A poupança também conta com qualidades que raramente encontramos em outras aplicações.
A poupança, por exemplo, não gera nenhum custo para o poupador, não cobra nenhum imposto sobre nossos rendimentos, e os bancos também não cobram taxas de manutenção, saque ou abertura para contas-poupança.
Porém, segundo analistas, mesmo que a poupança ofereça todos esses benefícios, existem outros produtos financeiros ainda mais interessantes em termos de rentabilidade.
A caderneta, ainda assim, ficaria atrás de títulos como, por exemplo, o Tesouro Selic ou mesmo as CDBs, dependendo da remuneração destes.
A seguir, vamos te apresentar algumas opções de investimentos consideradas melhores que a Poupança.
Afinal, as formas de investimentos que apresentaremos a seguir, podem valorizar mais seu dinheiro, principalmente, no longo prazo. E o melhor: tudo com a mesma segurança que a poupança oferece.
Investimentos que rendem mais e com a mesma segurança que a poupança
Conheça agora quais são eles!
Tesouro Direto
A primeira opção de investimento da nossa lista é o Tesouro Direto. O que não poderia ser diferente, afinal, se fizermos uma comparação entre poupança e Tesouro Direto, é notável a grande diferença de rendimento entre os investimentos.
Em geral, os títulos públicos rendem cerca de 100% do CDI. Ou seja, cerca de 9,25% ao ano. A poupança, em contrapartida, possui uma das menores rentabilidades do mercado.
Quem deixou seu dinheiro na poupança ao longo de 2021, por exemplo, acabou tendo um rendimento negativo de 6,37%. Aliás, o pior em 31 anos.
Claro! A rentabilidade pode sim variar de acordo com os custos de investimento, como taxas e impostos. Porém, ainda assim, o Tesouro Selic paga mais juros do que a poupança.
CDB
Mais uma das opções de investimentos que rendem mais que a poupança, é o CDB. Trata-se de financeira onde você empresta dinheiro para o banco e, em troca, ele te paga uma taxa de juros.
A diferença na rentabilidade é facilmente percebida. Aliás, a diferença de rentabilidade ficou ainda mais fácil de ser percebida devido às recentes altas da taxa Selic.
Isso porque, diferente do CDB, a remuneração da poupança muda, dependendo do patamar da Selic. Sua rentabilidade é de 70% da Selic. Mas, para render, é necessário que o seu dinheiro fique parado pelo prazo de 30 dias.
Em contrapartida, as aplicações em CDB, ao contrário, rendem todos os dias. Não podemos generalizar os rendimentos, pois cada banco pratica as suas taxas.
Porém, é totalmente possível encontrarmos boas alternativas, principalmente entre os pequenos e médios bancos. Pois muitos deles costumam pagar um percentual acima do CDI.
Outro ponto interessante é que, assim como a poupança, o CDB tem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o que torna a aplicação mais segura para o investidor.
LCIs e LCAs
A LCI, sigla para Letra de Crédito Imobiliário, e a LCA, sigla para Letra de Crédito do Agronegócio, são ótimas opções de investimentos, e que trazem também toda a segurança que a poupança pode oferecer.
Tipo de investimento em renda fixa isento de imposto de renda, os retornos oferecidos tanto pelas LCIs como pelas LCAs, costumam ser bem superior ao da caderneta de poupança.
E isso sem contar a diversificação que pode ser encontrada nas plataformas de bancos e corretoras.
Caso tenha dúvidas em qual investir, saiba que não há diferenças significativas entre investir em LCI e LCA.
Em geral, a escolha é feita com base na taxa de rendimento, prazo de aplicação e aporte inicial.
Letras de Câmbio (LC)
Ótima alternativa aos produtos tradicionais de renda fixa que citamos anteriormente, como CDBs, LCIs e LCAs, as letras de câmbio não poderiam ficar de fora da nossa lista.
Afinal, são mais uma das opções de investimentos que rendem mais que a poupança.
Opção segura e com uma ótima rentabilidade, a LC pode ser atrelada ao CDI, ou combinada com uma taxa fixa mais a inflação (por exemplo, 105 % do CDI ou 3,5% + IPCA).
Seu rendimento, em percentuais, rende cerca de 13% em 12 meses. A poupança, contudo, confere um rendimento anual de apenas 8%.
Outro ponto interessante é que as letras de Câmbio, assim como a poupança, também podem ser consideradas títulos de baixo risco, pois contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) no valor de até R$250 mil por CPF.
Fundos Imobiliários
Investimento conhecido por ter um risco médio, os fundos imobiliários possuem percentuais muito maiores que a poupança. Por isso, não poderiam ficar de fora da nossa lista.
A exposição ao mercado imobiliário, propõe um rendimento mensal superior à compra de um imóvel.
Nesse caso, para que você possa ter uma ideia mais clara da sua capacidade de rendimento, somente no primeiro semestre de 2021, um único fundo imobiliário teve uma valorização de 102,75%, de acordo com informações do Money Times.
Alguns fundos chegam a oferecer dividendos acima de 1% ao mês. E seu percentual, em geral, é quatro vezes maior que o rendimento da poupança.
Saiba que entender os diferentes tipos de investimentos é o primeiro passo para quem quer começar a investir da forma certa. Portanto, você está no caminho certo!
Agora, basta escolher entre as diferentes opções, pesquisar e analisar a corretora mais segura e, claro, diversificar seus investimentos, sendo sempre fiel aos seus objetivos.
E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?
Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!