Investimentos em Renda Fixa: confira aqui as melhores opções

No post de hoje, você confere as melhores opções de investimentos em renda fixa, para fazer seu dinheiro trabalhar a seu favor! A Renda Fixa é o investimento preferido dos investidores conservadores, dos iniciantes e dos que desejam começar a criar a sua própria reserva de emergência. Não é à toa que, no mundo dos […]

,

No post de hoje, você confere as melhores opções de investimentos em renda fixa, para fazer seu dinheiro trabalhar a seu favor!

desenho de dinheiro crescenta como um gráfico com seta demonstrando
Fonte: Google Imagens

A Renda Fixa é o investimento preferido dos investidores conservadores, dos iniciantes e dos que desejam começar a criar a sua própria reserva de emergência.

Não é à toa que, no mundo dos investimentos, falamos constantemente sobre a importância da diversificação da carteira e, principalmente, da Renda Fixa como estabilizadora dos rendimentos e da saúde financeira de um investidor.

Se você está começando a se inserir agora no mercado financeiro, é muito importante ter consciência da importância da Renda Fixa para a sua carteira, o motivo de essas aplicações serem tão essenciais.

No texto de hoje, vamos retomar rapidamente com você o que é a Renda Fixa, como ela funciona, a sua importância, e finalizar te dando uma lista com os 5 investimentos para investir com segurança!

Do que se trata a Renda Fixa?

Você, provavelmente, já sabe que a Renda Fixa é uma espécie de investimento, no qual é possível ter previsibilidade sobre a rentabilidade da aplicação.

Nas aplicações de Renda Fixa, geralmente, a taxa de rentabilidade é mostrada logo ao final da compra do investimento. Ou está baseada em um índice econômico estável, como a Selic e o CDB.

Aliás, é bem diferente do que acontece com a renda variável, em que a rentabilidade é totalmente imprevisível e nada garantida, como acontece na Bolsa de Valores.

Justamente por ser uma opção de investimento mais segura e com rentabilidade bem melhor do que uma poupança, por exemplo, a Renda Fixa se tornou a queridinha para montar reservas de emergência, e ajudar a estabilizar a carteira de investimento dos investidores.

Por que a Renda Fixa é mais segura?

Como explicamos acima, a Renda Fixa possui rentabilidade previsível, o que garante ao investidor que, no final da aplicação, ele receberá o retorno em cima do valor investido. Por exemplo: rentabilidade de 7% ao ano.

Caso a rentabilidade não seja pré-fixada, mas, sim, pós-fixada, ela estará atrelada a algum índice econômico que seja estável, como o CDB. Inclusive, muitos bancos digitais permitem que os clientes deixem o dinheiro rendendo na conta a 100% do CDI.

Dessa forma, os investidores têm a garantia de que receberão um retorno. Ao contrário do que acontece com os investimentos em renda variável, que são sempre imprevisíveis, e você pode acabar perdendo tudo a qualquer momento.

Daí a importância de trabalhar com uma carteira de investimentos diversificada. Dessa forma, se, por acaso, os seus investimentos em renda variável falharem, você não perde todo o seu aporte financeiro, e continua tendo a reserva criada com a Renda Fixa.

Como investir em Renda Fixa?

Investir em Renda Fixa é muito fácil! A grande maioria dos bancos e instituições financeiras oferece opções de investimentos de renda fixa, que podem ser feitas através do app ou de uma plataforma na internet.

Inclusive, o próprio governo oferece investimentos de Renda Fixa, como os títulos públicos, que ajudam a captar mais recursos financeiros para os projetos federais.

Portanto, basta abrir uma conta em uma corretora de valores, acessar o site do governo ou o app do seu banco, e verificar as opções de Renda Fixa disponíveis! 

Na descrição você já consegue verificar a rentabilidade esperada, e o valor mínimo que pode ser investido.

Se estiver em dúvida entre as duas opções, existem alguns simuladores de investimentos online que são muito úteis nesse processo de tomada de decisão também.

5 investimentos para investir com segurança

Agora, a importância da Renda Fixa está mais do que clara pra você, certo? Então, é hora de verificar quais são os melhores e mais rentáveis investimentos em renda fixa atualmente.

As opções que selecionamos a seguir para você, são todas seguras, mas lembre-se de que a melhor opção de investimento varia de pessoa para pessoa. 

Desse modo, para alguns, um investimento de liquidez diária é melhor, enquanto outras pessoas se preocupam menos com isso, e mais com a taxa de rentabilidade.

Portanto, não existe melhor ou pior, todas são ótimas opções, e você pode investir com segurança e sem medo de perder dinheiro. Confira!

Investimento em CDB de liquidez diária

Esse tem se tornado um dos investimentos em renda fixa mais populares, principalmente dentre os bancos digitais.

O Certificado de Depósito Bancário funciona como um empréstimo de dinheiro ao banco, para que ele possa usar o seu capital, para emprestar dinheiro aos clientes dele. 

A rentabilidade desse investimento está em cima dos juros que o banco te paga por deixar determinada quantidade de recursos no CDB todo dia.

No caso do CDB de liquidez diária, você pode resgatar o valor que deixou investido no momento que desejar.

Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)

Os investimentos em Letras de Crédito também são muito famosos e seguros. A diferença entre LCI e LCA, é o setor para o qual o dinheiro será direcionado.

Na LCI, você estará emprestando para o setor imobiliário; enquanto que na LCA, você empresta recursos para o agronegócio.

As letras de crédito possuem prazo curto, que varia entre 90 e 180 dias, e rendem de 90% a 96% do CDI.

Investimentos em Fundos DI

Em Fundos Referenciados DI, existe o chamado benchmark, que nada mais é do que um indicador que tem por objetivo, guiar a rentabilidade do Fundo. No caso dos Fundos DI, esse benchmark é a taxa Selic, ou algum título que está indexado ao CDI.

O rendimento desses fundos pode superar 100% do CDI, e os fundos são de curto prazo. No entanto, atente-se às taxas de administração cobradas pela instituição.

Tesouro Selic

Essa opção de investimento em renda fixa não podia ficar fora da lista! O Tesouro Selic é um investimento que requer baixo aporte inicial, o que atrai muito a atenção de quem está começando agora, e não tem dinheiro guardado para investir.

Por isso, esse é um dos melhores investimentos para quem está começando. Com menos de R$100,00, você pode investir no Tesouro Selic, e receber a rentabilidade estipulada pelo governo, que sempre está acima da poupança.

Tesouro IPCA+ e o IPCA+ com juros semestrais

Por fim, uma opção com oportunidades mais diversificadas, os investimentos no Tesouro IPCA funcionam com a rentabilidade atrelada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O investimento garante ganho acima da desvalorização do seu dinheiro. Ou seja, supondo que a rentabilidade do Tesouro IPCA seja de 6% + IPCA, seu dinheiro terá um ganho de 6% além da inflação daquele período.

Por isso, ele se torna uma boa alternativa de investimento, principalmente para longo prazo.

Enfim, aqui no blog da Dinds, você encontra outros textos relacionados a investimentos, Educação Financeira, Cartão de crédito e Financiamentos. Confira!

SAIBA MAIS SOBRE RENDA FIXA

Você permanecerá no site atual

Siga-nos para mais dicas e análises

Isenção de responsabilidade Em nenhuma circunstância Dinds solicitará qualquer pagamento para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está se comunicando. Dinds gera receita por meio de publicidade e comissões por referência para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. Todo o conteúdo publicado aqui é baseado em pesquisa quantitativa e qualitativa, e nossa equipe se esforça para ser o mais imparcial possível ao comparar diferentes opções.

Divulgação de Anunciantes Dinds é um site independente, objetivo e sustentado por publicidade. Para mantermos a capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em Dinds podem ser de empresas das quais recebemos compensação por afiliação. Essa compensação pode influenciar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem no site. Outros fatores, como nossos próprios algoritmos proprietários e dados primários, também podem afetar a posição e o destaque dos produtos/ofertas. Não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis no mercado em nosso site.

Nota Editorial As opiniões expressas em Dinds são exclusivamente do autor e não de qualquer banco, emissor de cartão de crédito, hotel, companhia aérea ou outra entidade. Este conteúdo não foi revisado, aprovado ou endossado por nenhuma das entidades mencionadas. No entanto, a compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos, nem afeta qualquer conteúdo deste site. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos serem relevantes para nossos usuários, não podemos garantir que as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias quanto à sua precisão ou aplicabilidade.

Loan terms: 12 to 60 months. APR: 0.99% to 9% based on the selected term (includes fees, per local law). Example: $10,000 loan at 0.99% APR for 36 months totals $11,957.15. Fees from 0.99%, up to $100,000.