Imóvel para alugar ou investir em fundos imobiliários?

Você sabe definir o que compensa mais: comprar imóvel para alugar ou investir em fundos imobiliários?

,

duas maõs se apertam com maquete de casa e dinheiro e chave e papel em cime ada mesa

Se você não faz ideia de como fazer essa análise e chegar em uma conclusão eficiente, não se preocupe, pois você não está sozinho! Na verdade, essa é uma decisão que pode ser bem difícil de tomar, e que depende de muitos fatores diferentes.

No cenário atual de investimentos, muitos estão buscando maneiras de rentabilizar seu dinheiro de forma segura e lucrativa.

Dentre as diversas alternativas disponíveis, duas opções estão se destacando: o investimento em imóvel para aluguel e a participação em fundos imobiliários.

Ambas apresentam vantagens e desafios distintos, o que torna fundamental compreender as particularidades de cada modalidade antes de tomar uma decisão.

Pensando nisso, preparamos esse post para abordar mais sobre as características e aspectos relevantes, quando falamos em investir em imóveis para aluguel ou em fundos imobiliários. Assim, será mais fácil se decidir sobre qual é a melhor opção.

Ficou interessado em entender mais sobre o assunto? Então vem com a gente embarcar nessa análise!

Imóvel para alugar ou investir em fundos imobiliários – principais diferenças

Confira abaixo, o que difere uma opção da outra:

Imóvel para alugar

O investimento em imóvel para aluguer tem sido uma estratégia muito popular ao longo dos últimos anos.

Isso porque a compra de uma propriedade com o objetivo de alugá-la, pode oferecer uma fonte estável de renda passiva. Assim como a potencial valorização do imóvel ao longo do tempo.

Nessa estratégia, os investidores procuram por imóveis que contam com um grande potencial para vender ou alugar e, então, começar a ganhar renda em cima do imóvel.

Normalmente, a compra desses imóveis é por um preço abaixo do valor de mercado, muitas vezes em leilões. Isso ajuda a maximizar ainda mais os ganhos do proprietário em cima do aluguel, e da valorização do imóvel conforme os anos se passam.

Contudo, esse tipo de investimento requer um capital significativo para realizar a compra, e envolve responsabilidades muito importantes, como a manutenção do imóvel, a busca por inquilinos e todas as demais questões legais e contratuais do aluguel.

Fundos Imobiliários

Por outro lado, os fundos imobiliários estão ganhando cada vez mais atenção dos investidores, pois também apresentam uma ótima rentabilidade, mas sem necessidade de ter muito dinheiro para começar a investir.

Os fundos imobiliários são uma modalidade que permite a participação em um portfólio diversificado de imóveis, gerenciado por profissionais especializados.

Então, eles são muito conhecidos por oferecerem uma maior facilidade de entrada no mercado imobiliário, possuírem um menor custo inicial e a possibilidade de investir em diferentes tipos de imóveis, como escritórios, shoppings, galpões logísticos e hospitais.

Além disso, os fundos imobiliários proporcionam liquidez. Afinal, permitem a negociação de cotas na Bolsa de Valores. Assim, o processo para ter o dinheiro na mão, caso seja necessário, é mil vezes menos burocrático do que ter que realizar a venda de um imóvel.

Quando vale a pena comprar um imóvel para alugar?

A decisão de comprar um imóvel para alugar pode ser vantajosa em algumas circunstâncias.

Existem alguns cenários em que pode valer a pena considerar esse tipo de investimento como, por exemplo, se você busca uma fonte estável de renda passiva a longo prazo.

Ao alugar a propriedade, você pode obter um fluxo constante de aluguéis, complementando a sua renda principal.

Além disso, a valorização do imóvel ao longo do tempo, pode gerar ganhos de capital significativos, tornando o investimento lucrativo quando você decide vender a propriedade.

Nesse sentido, é importante considerar a localização do imóvel e seu histórico de valorização, assim como as perspectivas de crescimento do mercado imobiliário.

Outra vantagem é ter controle direto sobre o ativo. Ao investir em imóveis para alugar, você pode gerenciar a propriedade, selecionar os inquilinos e tomar decisões relacionadas à manutenção e melhorias.

Desse modo, ao diversificar seu portfólio de propriedades, você reduz os riscos associados a um único imóvel.

Por fim, se você tem planos futuros de ocupar o imóvel, como na aposentadoria ou para acomodar sua família, comprar uma propriedade para aluguel pode ser uma estratégia para adquirir o local antecipadamente.

E, enquanto isso, você pode aproveitar os benefícios dos aluguéis até decidir ocupar a propriedade!

Vantagens de optar pelos fundos imobiliários

Por outro lado, optar pelos fundos imobiliários também tem diversas vantagens que atraem muitos investidores ao redor do mundo. Algumas das principais vantagens dessa modalidade de investimento são:

Diversificação

Ao investir em fundos imobiliários, você tem a oportunidade de diversificar seu portfólio em diferentes tipos de imóveis, como escritórios, shoppings, galpões logísticos, hospitais e outros.

Essa diversificação reduz o risco, e permite que você se beneficie de diferentes segmentos do mercado imobiliário.

Acesso ao Mercado Imobiliário

Os fundos imobiliários permitem que investidores com montantes menores, tenham acesso ao mercado imobiliário de forma mais acessível.

Ao adquirir cotas de um fundo, você se torna co-proprietário de um portfólio de imóveis, sem precisar investir uma quantia significativa em apenas uma propriedade individual.

Liquidez

Diferentemente do investimento direto em imóveis, os fundos imobiliários oferecem liquidez aos investidores.

É possível comprar e vender as cotas dos fundos na Bolsa de Valores. Assim, você poderá converter seu investimento em dinheiro quando desejar.

Gestão Profissional

Por fim, os fundos imobiliários são gerenciados por profissionais especializados, que possuem expertise no mercado! Esses gestores são responsáveis por selecionar os melhores imóveis, realizar aquisições, administrar os ativos e buscar a maximização dos rendimentos do fundo.

O que vale mais a pena: comprar imóvel para alugar ou investir em fundos imobiliários?

Decidir entre comprar imóveis ou investir em fundos imobiliários, depende de vários fatores, incluindo os seus objetivos financeiros, tolerância ao risco, disponibilidade de capital e preferências pessoais.

Comprar um imóvel, normalmente, requer um investimento inicial alto. Afinal, inclui o valor do imóvel, custos de transação e possíveis despesas de manutenção.

Mas, se você tem um capital significativo disponível, pode ser uma boa opção considerar a compra de imóveis.

Ademais, a rentabilidade também varia entre imóveis individuais e fundos imobiliários. Com a compra de um imóvel, você pode obter renda regular por meio do aluguel, e se beneficiar da valorização a longo prazo.

Em contrapartida, os fundos imobiliários oferecem retornos por meio dos dividendos distribuídos aos cotistas. Bem como a possibilidade de valorização das cotas.

Outro aspecto a se considerar, são os riscos e responsabilidades. A compra de imóveis implica em riscos diretos, como encontrar inquilinos, lidar com a manutenção e assumir os custos de reparos.

Os fundos imobiliários, por sua vez, são geridos por profissionais que cuidam dessas questões para você, reduzindo a carga de trabalho.

Por fim, a liquidez também é uma diferença significativa. Os fundos imobiliários oferecem maior liquidez em comparação com a compra de imóveis. Então, não esqueça de considerar os seus planos para o dinheiro que irá investir.

Considerando todos esses pontos, podemos dizer que ambas as opções de investimentos são boas.

Conclusão

Mas a escolha dependerá muito mais de quais são os seus atuais objetivos financeiros, o seu aporte disponível e os planos que você tem para o dinheiro que pretende investir.

Caso você não se sinta confortável de tomar essa decisão por conta própria, a melhor coisa a se fazer é contratar um consultor financeiro, ou um assessor de investimentos especializado na área para te ajudar.

Na sua opinião, qual dos dois é o melhor: imóvel para alugar ou investir em fundos imobiliários? Antes de sair, não esquece de compartilhar a sua opinião com a gente! Até mais!

Siga-nos para mais dicas e análises

Isenção de responsabilidade Em nenhuma circunstância Dinds solicitará qualquer pagamento para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está se comunicando. Dinds gera receita por meio de publicidade e comissões por referência para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. Todo o conteúdo publicado aqui é baseado em pesquisa quantitativa e qualitativa, e nossa equipe se esforça para ser o mais imparcial possível ao comparar diferentes opções.

Divulgação de Anunciantes Dinds é um site independente, objetivo e sustentado por publicidade. Para mantermos a capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em Dinds podem ser de empresas das quais recebemos compensação por afiliação. Essa compensação pode influenciar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem no site. Outros fatores, como nossos próprios algoritmos proprietários e dados primários, também podem afetar a posição e o destaque dos produtos/ofertas. Não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis no mercado em nosso site.

Nota Editorial As opiniões expressas em Dinds são exclusivamente do autor e não de qualquer banco, emissor de cartão de crédito, hotel, companhia aérea ou outra entidade. Este conteúdo não foi revisado, aprovado ou endossado por nenhuma das entidades mencionadas. No entanto, a compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos, nem afeta qualquer conteúdo deste site. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos serem relevantes para nossos usuários, não podemos garantir que as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias quanto à sua precisão ou aplicabilidade.

Loan terms: 12 to 60 months. APR: 0.99% to 9% based on the selected term (includes fees, per local law). Example: $10,000 loan at 0.99% APR for 36 months totals $11,957.15. Fees from 0.99%, up to $100,000.