Finanças pessoais: confira dicas práticas para gerenciar o seu dinheiro 

No meio de todo esse corre-corre que faz parte da vida moderna, lidar com o dinheiro é um processo bastante complexo e desafiador para muitas pessoas, mas principalmente para quem não tem controle das finanças pessoais.

,

homem olha para tela de computador com boleto na tela e ao lado um notebook com tabelas

Fato é que saber como organizar as finanças pessoais da forma certa é indispensável para quem deseja ter o orçamento sob controle, tirar os sonhos do papel e se programar para encarar o futuro com mais tranquilidade e estabilidade.

Administrar corretamente as finanças pessoais é o primeiro passo para conseguir alcançar a independência financeira. Afinal, isso garante que você e sua família nunca passem por apertos e situações muito difíceis.

Portanto, se você está em busca de mais conhecimento sobre o assunto, continue acompanhando esse conteúdo aqui com a gente.

Afinal, vamos compartilhar algumas dicas essenciais que vão te ajudar a evitar apuros e a alcançar os seus objetivos financeiros sem complicação!

O que são finanças pessoais?

As finanças pessoais se referem ao ato de fazer a gestão do dinheiro de um indivíduo ou de uma família. 

Isso inclui entender qual é o orçamento total no mês, os gastos fixos, os gastos variáveis, principais investimentos, existência de dívidas e também planejamento para o futuro financeiro.

Portanto, as finanças pessoais envolvem todas as atividades relacionadas ao gerenciamento do dinheiro de uma pessoa para atender às suas necessidades financeiras.

Dessa forma, é possível alcançar os seus objetivos financeiros de curto e longo prazo.

Quais esferas fazem parte das finanças pessoais?

As finanças pessoais englobam várias esferas e aspectos financeiros da vida de um indivíduo. Mas os principais e que mais precisamos considerar ao longo do planejamento financeiro são:

Orçamento disponível

Trata-se do processo de planejar e de controlar a maneira como o dinheiro é gasto. 

Isso inclui, por exemplo, a alocação de recursos para diferentes categorias de despesas, como moradia, alimentação, transporte, lazer, etc.

Gerencie os gastos para controlar as finanças pessoais

Monitoramento e gerenciamento dos gastos diários, semanais e mensais, para garantir que estejam sempre alinhados com o orçamento estabelecido.

Poupança

A prática de reservar uma parte do dinheiro ganho para usar em situações de emergências, metas de curto prazo ou para investir para o futuro.

Investimentos

Se refere a alocar uma parte do dinheiro em tipos diferentes de investimento como, por exemplo, ações, títulos, fundos mútuos, imóveis, entre outros, para aumentar o patrimônio ao longo do tempo e promover a independência financeira no futuro.

Dívidas

Gerenciamento e pagamento de todas as dívidas, incluindo empréstimos estudantis, financiamentos, cartões de crédito e outros tipos de empréstimos.

Assim, é possível reduzir ou até eliminar a dívida e evitar o pagamento de juros elevados.

Planejamento de aposentadoria

Avaliação das opções de poupança e de investimento para garantir segurança financeira durante a aposentadoria, incluindo planos de previdência privada se for aplicável.

Seguros

Aquisição de seguros para se proteger de forma eficaz contra riscos financeiros, como seguro de vida, seguro de saúde, seguro de automóvel, seguro residencial, entre outros.

Mas vale a pena ressaltar que o planejamento das finanças pessoais precisa de alinhamento com o perfil de cada pessoa.

Isso quer dizer que é possível inserir outras esferas importantes que precisam estar dentro da organização financeira da casa se for necessário.

Dicas de como organizar as suas finanças pessoais com eficiência

Agora que você entendeu melhor o que são as finanças pessoais e todas as esferas da nossa vida que ela cobre, chegou o momento de entender como organizar as suas finanças de forma eficiente mesmo não sendo um profissional no assunto.

Por isso, separamos algumas boas dicas que vão te auxiliar ao longo desse processo. Confira!

Faça um orçamento

Comece registrando todas as suas fontes de renda e as suas despesas em um local fácil de acessar e de visualizar. 

Afinal, isso é o que vai te ajudar a entender para onde está indo o seu dinheiro e onde você pode fazer possíveis ajustes.

Estabeleça metas financeiras

Defina objetivos claros para as suas finanças pessoais, como economizar para uma viagem, pagar dívidas ou então criar um fundo de emergência. 

Esse tópico vai te ajudar a se manter motivado e focado em alcançar os seus objetivos financeiros.

Priorize suas despesas

Identifique todas as suas despesas essenciais e as não essenciais. Priorize as despesas essenciais, como moradia, alimentação e contas básicas e pense em formas de cortar ou de reduzir as despesas não essenciais, como entretenimento e compras por impulso.

Controle dos gastos é essencial para controlar as finanças pessoais

Mantenha um registro de todas as suas despesas para conseguir identificar onde você está gastando mais. 

Existem ótimos aplicativos e ferramentas online que podem te ajudar nessa missão, facilitando o acompanhamento dos seus gastos ao longo do mês.

Siga-nos para mais dicas e análises

Isenção de responsabilidade Em nenhuma circunstância Dinds solicitará qualquer pagamento para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está se comunicando. Dinds gera receita por meio de publicidade e comissões por referência para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. Todo o conteúdo publicado aqui é baseado em pesquisa quantitativa e qualitativa, e nossa equipe se esforça para ser o mais imparcial possível ao comparar diferentes opções.

Divulgação de Anunciantes Dinds é um site independente, objetivo e sustentado por publicidade. Para mantermos a capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em Dinds podem ser de empresas das quais recebemos compensação por afiliação. Essa compensação pode influenciar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem no site. Outros fatores, como nossos próprios algoritmos proprietários e dados primários, também podem afetar a posição e o destaque dos produtos/ofertas. Não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis no mercado em nosso site.

Nota Editorial As opiniões expressas em Dinds são exclusivamente do autor e não de qualquer banco, emissor de cartão de crédito, hotel, companhia aérea ou outra entidade. Este conteúdo não foi revisado, aprovado ou endossado por nenhuma das entidades mencionadas. No entanto, a compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos, nem afeta qualquer conteúdo deste site. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos serem relevantes para nossos usuários, não podemos garantir que as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias quanto à sua precisão ou aplicabilidade.

Loan terms: 12 to 60 months. APR: 0.99% to 9% based on the selected term (includes fees, per local law). Example: $10,000 loan at 0.99% APR for 36 months totals $11,957.15. Fees from 0.99%, up to $100,000.