Exame: tudo sobre economia e negócios

A Exame é uma das principais revistas brasileiras que publica matérias e notícias sobre Negócios, Economia, Política e, até mesmo, assuntos de Tecnologia. Atualmente, a Exame aparece sempre dentre os primeiros links de pesquisa em todos os navegadores. Isso ocorre principalmente por conta da sua confiabilidade, textos fáceis de compreender e bem completos. Com o […]

,

A Exame é uma das principais revistas brasileiras que publica matérias e notícias sobre Negócios, Economia, Política e, até mesmo, assuntos de Tecnologia.

Fonte: Google Imagens

Atualmente, a Exame aparece sempre dentre os primeiros links de pesquisa em todos os navegadores. Isso ocorre principalmente por conta da sua confiabilidade, textos fáceis de compreender e bem completos.

Com o passar dos anos, a revista entrou em uma onda de crescimento acelerado. E, para se adaptar ao novo, acabou se transformando em uma revista totalmente voltada para economia e negócios.

Além disso, também se tornou referência no seu segmento. Com isso, ela tem incentivado o surgimento de novas outras revistas, como a Info e a Você S/A, por exemplo.

História da Revista Exame

A Revista Exame teve a sua criação no mês de julho de 1967, dando continuidade a desdobramentos que ocorreram dentro das revistas Transporte Moderno, Química e Derivados e a Máquinas e Metais, que eram as principais publicações da Editora Abril.

O editor Roberto Civita foi quem fundou a revista por volta dos anos 50, enquanto ele cursava Jornalismo e Administração nos EUA.

Enquanto estava no exterior, Civita foi estagiário em uma das maiores e mais importantes editoras americanas. Isso gerou nele o sonho de voltar ao Brasil e criar suas próprias revistas.

A princípio, ele queria desenvolver uma revista focada em negócios dentro da editora de seu pai, Victor Civita, a Editora Abril.

Ele concretizou seu sonho logo em 1967, quando ocorreu o lançamento do encarte econômico dentro das revistas técnicas da Abril.

Revista independente

Conforme o encarte começou a ganhar fama e crescer, ela se tornou uma revista independente da Abril em 1971, tendo uma periodicidade mensal na época.

Por isso, o foco da Revista Exame a partir da sua fundação, eram os temas mais voltados para economia e a administração empresarial. No começo, a grande inspiração da revista era a Fortune, que fez sucesso por muitos anos.

Logo depois, a partir de 1976, passou a ter recorrência quinzenal, por conta da grande expansão das discussões sobre economia na sociedade como um todo.

Desde então, contribuiu com várias pesquisas e relatórios super importantes para o mercado financeiro e econômico do Brasil, o que ajudou a concretizar a revista como uma das mais confiáveis e bem sucedidas do país.

Desde 2019, a Revista Exame faz parte da Editora e Comércio Valongo, que é uma empresa do BTG Pactual Holding.

O BTG comprou a revista através de um leilão por cerca de R$72 milhões, e o ato fazia parte de um plano de recuperação judicial do Grupo Abril, que já tinha sido vendido por completo um ano antes, em 2018, e estava sob comando de Fábio Carvalho.

Com a nova administração, dividiu-se a revista em unidades, totalizando quatro áreas de conteúdo: Academy, Exame Experience, Exame Research e a Exame Editorial.

Prêmios Recebidos

Como prova do seu sucesso e preferência aqui dentro do Brasil, a revista já conquistou uma série de prêmios bem importantes e renomados dentro do segmento jornalístico.

A Exame já ganhou duas vezes o Prêmio ExxonMobil de Jornalismo, sendo o primeiro em 2001 e o último em 2014, e quatro vezes o Prêmio + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças (2017, 2018, 2019, 2020), na categoria Revista.

Além desses, ela tem um Prêmio Vladimir Herzog, de 2018, por fotografia, que foi dado para o Paulo Pinto em homenagem à sua obra nomeada de “Nos Braços do Povo”.

Por fim, a Exame tem quatro prêmios CNH de Jornalismo, de 2006 (categoria Revista), 2012 (categoria Revista), 2013 (categoria Revista) e 2017 (categoria Agronegócio).

A Revista Exame é confiável?

Não há dúvidas sobre a confiabilidade da Revista Exame! Além de oferecer ótimos conteúdos, com informações relevantes, comprovadas e de fontes totalmente seguras e confiáveis, a revista também presta muita atenção nos textos de suas publicações, elaborando matérias e artigos com linguagem sem viés e muito clara.

A revista já ganhou diversos prêmios importantes, como mostramos acima. E hoje é uma das fontes preferidas de quem procura sempre dar uma atualizada nas notícias. Assim como de quem quer ficar por dentro do que acontece no mundo financeiro a nível global.

Portanto, a Revista Exame é uma das fontes mais seguras para ter acesso à informações nacionais e internacionais.

Exame online para investidores

Dentre as fontes de informação para investidores, a Exame está entre as primeiras colocadas. Ela possui vários tipos de publicações que englobam novidades financeiras, economia e negócios no geral.

Apesar de, hoje em dia, ela não ter um foco 100% econômico e financeiro, a Revista Exame continua sendo uma fonte enorme de aprendizado para investidores e muito relevante para quem precisa acompanhar o mercado. Afinal de contas, a revista costuma publicar as novidades em tempo recorde.

Ao acessar o site da Revista Exame, os investidores conseguem conferir, logo no topo da página, o desempenho de algumas das principais ações negociadas na Bolsa de Valores.

Abaixando a página, você encontra as principais notícias do dia, colunistas e indicações de podcasts que vale a pena ouvir.

Além disso, a revista permite realizar buscas por conteúdos específicos, como academy, invest, carreira, ESG, PME & Negócios, Future of Money e Exame IN.

Por fim, caso você esteja iniciando a atuação no mundo financeiro, ela possui vários conteúdos educativos bem legais. Eles ajudam bastante no processo de estudo.

Além disso, ainda permite abrir uma conta na BTG diretamente pelo site da revista. Para isso, basta clicar no botão “abra sua conta no BTG” que fica no canto superior direito.

IR PARA A PÁGINA DA EXAME

Você será redirecionado ↗

Siga-nos para mais dicas e análises

Isenção de responsabilidade Em nenhuma circunstância Dinds solicitará qualquer pagamento para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está se comunicando. Dinds gera receita por meio de publicidade e comissões por referência para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. Todo o conteúdo publicado aqui é baseado em pesquisa quantitativa e qualitativa, e nossa equipe se esforça para ser o mais imparcial possível ao comparar diferentes opções.

Divulgação de Anunciantes Dinds é um site independente, objetivo e sustentado por publicidade. Para mantermos a capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em Dinds podem ser de empresas das quais recebemos compensação por afiliação. Essa compensação pode influenciar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem no site. Outros fatores, como nossos próprios algoritmos proprietários e dados primários, também podem afetar a posição e o destaque dos produtos/ofertas. Não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis no mercado em nosso site.

Nota Editorial As opiniões expressas em Dinds são exclusivamente do autor e não de qualquer banco, emissor de cartão de crédito, hotel, companhia aérea ou outra entidade. Este conteúdo não foi revisado, aprovado ou endossado por nenhuma das entidades mencionadas. No entanto, a compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos, nem afeta qualquer conteúdo deste site. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos serem relevantes para nossos usuários, não podemos garantir que as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias quanto à sua precisão ou aplicabilidade.

Loan terms: 12 to 60 months. APR: 0.99% to 9% based on the selected term (includes fees, per local law). Example: $10,000 loan at 0.99% APR for 36 months totals $11,957.15. Fees from 0.99%, up to $100,000.