Sem dúvida, no imenso universo dos investimentos, os dividendos se sobressaíram muito no ano de 2022. E, agora, ficam as expectativas de como eles devem continuar em 2023.
Segundo especialistas, acredita-se que os dividendos devem continuar em alta em 2023.
Mas, para iniciar o ano bem, é importante que você conheça melhor as tendências esperadas, e quais são os dividendos que mais devem se sobressair neste ano. Acompanhe a leitura!
O que são dividendos?
Se você está começando agora a investir, vamos começar do início: afinal, o que são os dividendos e como eles funcionam?
Basicamente, dividendos representam uma parte do lucro de uma empresa, que é distribuído para os acionistas.
Assim, dependendo de qual foi o desempenho e o resultado do negócio, um valor será distribuído e, no fim, funcionará como uma fonte de renda para os investidores.
Uma das maiores vantagens dos dividendos atualmente, é que eles são livres da cobrança de Imposto de Renda, o que atrai muito a atenção dos investidores.
Além disso, algumas empresas são famosas por pagarem altos valores em dividendos, como é o caso da Petrobras, valendo a pena para quem quer variar a carteira de investimentos de maneira eficiente.
O destaque em Dividendos de 2022
No ano de 2022, o maior destaque nos Dividendos foi a Petrobras (PETR3 e PETR4), que conseguiu construir um recorde histórico incrível no pagamento de dividendos aos acionistas.
Mesmo em meio a todas as questões políticas do país, e se tratando de uma empresa pública, o retorno total dos dividendos pagos pela Petrobras foi de quase 44% ao ano.
Além disso, vale ressaltar que 2022 foi um ano mais defensivo. No entanto, com a abertura da economia mundial e, principalmente, da economia chinesa, espera-se que negócios no ramo de commodities ganhem muita força, e destaque entre as principais pagadoras de dividendos.
Dentro desse setor, podemos destacar a Vale (VALE3) e a Gerdau (GGBR4) que, atualmente, já são destaques, mas tendem a se fortalecer ainda mais.
Outro segmento benéfico para quem procura por bons pagadores de dividendos, é o de utilities, principalmente as empresas do ramo de geração de energia.
Quais são as expectativas para os dividendos em 2023?
Com um final de ano como o de 2022, em que tanto a economia como a política, passaram por desafios e mudanças impactantes, os investidores estão procurando entender como o cenário dos dividendos deve se apresentar, de forma a identificar se ainda valerá a pena e quais empresas são as mais promissoras.
De acordo com a maioria dos estudos e pesquisas, as ações que devem ser as favoritas em 2023 no quesito dividendos são: Gerdau, BB Seguridade e a Eletrobras. Confira mais detalhes sobre cada uma na sequência.
BB Seguridade
Em primeiro lugar, a empresa que mais deve se destacar nos dividendos em 2023 é a BB Seguridade.
De acordo com as análises financeiras, a BB Seguridade teve uma valorização de 76% no ano de 2022 e, durante todo o ano, conseguiu comprovar a sua solidez nos produtos e serviços que oferece, como seguros, previdência e a sua corretora de valores.
Para 2023, espera-se que a BB Seguridade consiga fomentar ainda mais outras verticais da empresa, e os altos juros previstos para 2023 ajudarão a seguradora a ser ainda mais lucrativa.
Portanto, a BB Seguridade ocupa o top 1 no ranking de empresas com melhores dividendos para 2023.
Gerdau
Em segundo lugar, temos a Gerdau, que já é muito conhecida dentro do setor de commodities no Brasil e na Bolsa de Valores.
Para 2023 e os anos que se seguem, se espera que a Gerdau reajuste a sua política de dividendos, tornando-a mais vantajosa para os acionistas.
Atualmente, o payout está em 30% mas, provavelmente, aumentará, com as expectativas de melhoria econômica no setor, a Gerdau pode se tornar uma das maiores pagadoras de dividendos de toda a B3 em pouco tempo.
Eletrobras
Por fim, temos a Eletrobras em terceiro lugar. Contudo, essa é uma aposta considerada mais ousada pelos especialistas.
Apesar do seu tamanho, importância e vocação, a Eletrobras ainda não se tornou uma grande pagadora de dividendos dentro da B3.
Mas, após ser privatizada, a expectativa é que ela passe por um choque de gestão, interessando nos próximos meses, o que poderá gerar um impacto positivo na sua rentabilidade e, consequentemente, nos seus dividendos.
Ela é conhecida por possuir algumas ineficiências, que abrem a possibilidade de ter uma melhora operacional com a mudança de gestão. Com toda a certeza, isso irá refletir diretamente nos resultados do negócio.
Para 2023, talvez a mudança no dividend yield da Eletrobras ainda não seja tão expressiva.
Contudo, a expectativa dos analistas é que ele cresça consideravelmente em poucos anos. Assim, será uma opção interessante para quem quer se antecipar e comprar ações a um melhor preço.
A Petrobras ainda será vantajosa em 2023?
Essa é uma das principais dúvidas dos acionistas de todo o Brasil para o futuro dos dividendos em 2023. Afinal, a Petrobras conseguiu sair de um ano considerado como muito bom, sendo uma das maiores pagadoras de 2022.
Segundo as análises feitas pelos especialistas, tem tudo para que a Petrobras consiga repetir a performance que entregou no ano passado.
Contudo, existe um fator muito importante e que vai interferir, diretamente, na política de investimentos da Petrobras: o resultado das eleições de 2022.
Portanto, a maior dúvida em relação à Petrobras, está em como será feita a gestão da política de investimentos da empresa pelo novo governo. E se haverá alguma mudança no que diz respeito à distribuição dos dividendos aos acionistas.
Se não houver nenhuma mudança muito relevante nesse quesito, então, as expectativas para a Petrobras são excelentes e devem seguir a mesma linha de 2022.
E você, já está preparado para investir em Dividendos em 2023? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto e o que você acha que será do mercado financeiro neste novo ano!
Ah! E não esqueça de compartilhar o conteúdo com quem investe com você, e também precisa conferir esse panorama para 2023. Até a próxima!