Corretora Rico, uma das maiores de todo o Brasil!
A Rico, bem como a XP, são instituições pertencentes ao Itaú. Mas ambas possuem total autonomia para desenvolver produtos, serviços e oferecer aos clientes.
Quando um investidor decide entrar no mercado financeiro, é necessário escolher uma corretora de valores para conseguir operar. Dessa forma, o ideal é escolher uma empresa que se encaixa no seu perfil de investidor.
Fazer essa análise requer prestar atenção em uma variedade de fatores, como a segurança que a corretora oferece, processo de abertura de contas e, principalmente, as taxas que a corretora cobra.
Por isso, hoje viemos falar da Corretora Rico, e analisar todas essas características. Assim, ficará muito mais fácil para você decidir se essa é ou não é a melhor escolha de corretora para você!
Acompanhe a leitura para conferir todas as informações e detalhes.
Quem é a Corretora Rico no mercado financeiro?
A corretora Rico, atualmente, faz parte do Grupo XP Investimentos, sendo que ambos pertencem ao Itaú. Com isso, desde que passou a fazer parte do grupo, a Rico se tornou a segunda maior corretora de valores do Brasil.
A Rico é muito utilizada por investidores que desejam investir, majoritariamente, em renda fixa. Pois a principal proposta da corretora é otimizar e facilitar as operações dessa categoria.
Mas, apesar de ter o seu foco na renda fixa, a Rico também oferece muitas opções de investimentos em renda variável, como os fundos de investimentos, as ações na bolsa de valores e opções de fundos imobiliários.
A fundação da empresa foi no ano de 1998, pela Link Investimentos, que, no começo, era apenas uma empresa voltada para pessoas jurídicas.
Foi em 2008 que um novo projeto foi aberto pela empresa, com o intuito de fundar uma home broker, visando, principalmente, ser uma ferramenta para pessoas físicas. Inicialmente, a empresa recebeu o nome de Link Trade.
Alguns anos depois, em 2012, a Link Investimentos acabou sendo vendida. No processo, a Link Trade se tornou a Corretora Rico, com o foco em oferecer opções de investimentos para todas as pessoas.
Desde então, e com a compra da empresa pela XP Investimentos, a Rico já tem uma cartela de clientes que já ultrapassou os 90.000 usuários, ficando atrás apenas da corretora XP.
Vantagens e Desvantagens da Corretora Rico
Bom! Mas o que realmente importa no momento de escolher uma corretora são as vantagens que ela oferece, não é verdade? Então vamos ver quais são as vantagens da corretora Rico para os investidores.
Vantagens
A primeira vantagem de escolher a Rico é ter certeza de que está escolhendo uma corretora segura. A Rico é totalmente regulamentada pelo CVM, Cetip e Bolsa de Valores. Desse modo, pode investir através dela sem medo.
Outro ponto positivo da Rico é a facilidade de fazer os investimentos. Desde a criação da conta até as transações, tudo é feito online e através de uma plataforma muito simples, permitindo que investidores de todos os níveis entendam sem dificuldades.
Além disso, conta com um assistente virtual para ajudar quando necessário.
A Rico possui vários conteúdos de altíssima qualidade para ajudar os seus clientes a elevarem o nível de conhecimento no mercado financeiro, e auxiliar na escolha dos investimentos.
Há, ainda, um simulador disponível para os investidores, para ajudar no cálculo da rentabilidade dos investimentos.
Aliás, esse é um recurso muito útil, principalmente para os investimentos em renda fixa, sendo um grande aliado para fazer comparações e escolher o investimento certo.
Por fim, a Rico tem a grande vantagem de não cobrar taxas de custódia e nem de intermediação. Como se não bastasse, alguns tipos de investimentos são isentos de taxas, como o Tesouro Direto.
Desvantagens
Mas, além de conhecer as vantagens da corretora, é muito importante saber quais são as desvantagens também. Assim, a escolha da corretora ideal fica bem mais simples!
Com relação à corretora Rico, uma das principais desvantagens destacadas pelos próprios usuários é com relação ao funcionamento do app. Pois, muitas vezes, ocorrem casos de travamentos e dificuldades para mexer, apesar do app ser muito interativo.
Além disso, a Rico tem limitações no quesito de transferências para a conta, sendo aceitas apenas transferências em TED.
Nem DOC e nem PIX são aceitos. Ademais, não há a possibilidade de realizar transferências de contas de outras pessoas para a sua, sendo que o dinheiro precisa partir de uma conta com a mesma titularidade.
Outra desvantagem da corretora Rico são as taxas cobradas nos investimentos em renda variável, cuja cobrança ocorre em todas as corretoras de valores. No caso da Rico, a taxa é de R$8,90 para cada ordem enviada.
Por fim, um último ponto negativo da Corretora Rico é a plataforma de home broker que, para muitos investidores mais novos, é considerada como muito difícil e complexo de entender.
Como fazer abertura de conta na Corretora Rico?
Se você gostou da Corretora Rico e quer abrir a sua conta, entenda agora como é feito esse processo.
A abertura da sua conta na Corretora Rico é feita de forma 100% digital. Basta entrar no site oficial da corretora, e seguir o passo a passo que aparecerá na tela.
No primeiro passo, você deverá preencher algumas informações pessoais. Depois, é hora de finalizar a sua abertura de conta informando o CPF e a sua data de nascimento, para comprovar as informações.
Na sequência, defina o seu nome de usuário e a sua senha. Após tudo isso, você ainda terá que colocar o seu número de celular e outros dados pessoais, como sua nacionalidade, seu gênero, nome dos pais, endereço e renda.
Por fim, leia os termos de serviço e aceite. Em pouco tempo, você receberá um e-mail confirmando o seu cadastro e, para concretizar a abertura da conta, será essencial criar a sua assinatura eletrônica.
Para começar a utilizar a sua conta na Corretora Rico, é só fazer a primeira transferência de dinheiro a partir da sua conta pessoal. Pronto, é hora de começar a investir!