Você já ouviu falar da conta Nomad? Ela é uma opção de conta gratuita e que funciona de maneira 100% digital, onde todas as transações podem ser feitas através do próprio app.
Mas a melhor parte da conta Nomad, é a possibilidade de economizar em transações que envolvem câmbio.
Portanto, se você precisa lidar com valores em dólares, continue com a gente para entender melhor sobre a conta digital Nomad, como ela funciona, suas vantagens e desvantagens e como fazer para solicitá-la.
O que é e como funciona a Conta digital Nomad?
Essa conta é uma opção de conta digital internacional que funciona, basicamente, como qualquer outra conta digital que já conhecemos.
Isso quer dizer que ela permite que os usuários realizem transações como envios de transferência bancária, pagamento de compras tanto em lojas físicas como em lojas virtuais, assim como investimentos e operação de câmbio.
Um dos grandes diferenciais da conta Nomad digital é a sua isenção de taxa de manutenção, e o fato de não ser necessário fazer um depósito inicial para abrir a conta.
Essa conta, portanto, funciona como uma conta digital global. Mas com foco total em atender ao público brasileiro. Inclusive, todo o seu canal de atendimento funciona em português.
Além disso, após a abertura da sua conta Nomad digital, você receberá um cartão de crédito virtual, que pode ser utilizado para fazer compras online e em lojas físicas também.
É só adicioná-lo em uma carteira digital (Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay), e escolher a modalidade de pagamento por aproximação.
Serviços
Com relação aos serviços, os usuários da conta Nomad digital podem acessar serviços de câmbio, de investimentos, de transações bancárias e um cartão de débito virtual e internacional.
No caso dos serviços de câmbio, a conta Nomad permite que os clientes façam conversões de moedas em tempo real, e seguindo o dólar comercial do dia.
Com isso, nenhum encargo ou taxa é cobrado durante o processo. A única taxa que os usuários deverão pagar é uma taxa de serviço de 2% e o IOF.
Já com relação aos investimentos, a conta Nomad digital permite que os clientes invistam nos EUA.
Para isso, é necessário apenas responder algumas perguntas, para que o banco defina o seu perfil de investidor. Em seguida, poderá conferir uma seleção de carteiras pré-definidas para você.
As carteiras de investimentos criadas pelo Banco Nomad são compostas por vários tipos de ativos financeiros diferentes, como fundos, ações e o Exchange Traded Funds (ETFs), por exemplo.
Por fim, a conta Nomad digital também conta com o serviço de transferência, que permite enviar e receber dólares.
O recebimento dessas transferências de dólares ocorre via o Wire Transfer, ou pelo Automated Clearing House.
No primeiro processo, a transferência é mais rápida, acontecendo dentro de um período de até 1 dia. Enquanto que no segundo o prazo é de 3 a 6 dias úteis, e o limite máximo por transferência é mais baixo.
A diferença entre os dois modelos é que, no segundo, as taxas de transferência são bem mais baixas. E, em algumas situações, gratuitas, valendo mais a pena para quem pode esperar para receber o valor.
Como abrir a minha conta?
Se gostou da conta digital da Nomad, voltada para quem precisa fazer movimentações em dólares, vamos entender agora como funciona o processo de abertura.
Basicamente, para abrir a sua conta corrente americana pela Nomad, você só precisa ter um passaporte brasileiro que esteja válido.
Se você tem isso em mãos, baixe o app da Nomad, que está disponível para iOS e para Android, e comece a preencher o formulário inicial, respondendo a perguntas pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento e telefone.
Feito isso, você terá que registrar o endereço completo e passaporte válido.
Depois, chega à etapa de gravar um vídeo de até 5 segundos, onde você deverá segurar o seu passaporte ao lado do rosto e falar a seguinte frase: “I authorize account opening with Nomad”!
Finalizada essa etapa, você deverá aguardar a instituição verificar a conta. Esse processo pode levar até 2 dias para ser concluído.
Se tudo der certo, você poderá acessar os dados bancários da sua conta para fazer TEDs da sua conta do Brasil para a Nomad.
Então, poderá fazer o envio da sua primeira remessa através do app, onde poderá verificar o valor em reais que a transação vai te custar.
Para mais informações sobre o processo de abertura da conta Nomad, acesse o site oficial da empresa.
Como economizar com a conta Nomad?
Como mencionamos mais acima, a conta Nomad disponibiliza um cartão de débito virtual para os clientes. Quem viaja muito ao exterior, provavelmente, já sabe como a Nomad pode ajudar a economizar com as viagens internacionais.
Isso porque, com o cartão de débito atrelado à conta americana digital, as taxas cobradas na hora de fazer compras internacionais é muito mais baixa, do que as cobradas por cartões de crédito.
No total, é possível economizar até 14% nas compras internacionais com a Nomad, deixando de pagar os 6,38% de IOF, cuja cobrança é em cada transação internacional feita com cartão de crédito. Incrível, não é mesmo?
Além disso, ao fazer as transferências para a sua conta Nomad, a cotação utilizada é a do dólar comercial, e não o dólar turismo, que costuma ser mais caro.
Afinal, vale a pena ter uma conta Nomad?
Considerando todos os pontos que discutimos aqui, sem dúvida vale muito a pena ter uma conta Nomad.
A conta digital do Banco Nomad é gratuita, tem opções de investimentos nos EUA dentro do próprio app, melhoria da proteção cambial e cartão de débito internacional gratuito.
Além disso, ainda faz a conversão do seu dinheiro para dólares em cima do câmbio comercial.
Portanto, para quem viaja ao exterior com bastante frequência, a conta Nomad digital é, sim, uma ótima solução. E vai ajudar a economizar bastante com os gastos no exterior.
E você, gostou da solução criada pela Nomad? Já teve alguma experiência com a empresa? Não deixe de conferir os outros posts que temos no blog sobre o assunto, e compartilhar com quem costuma sempre viajar com você!