Como conseguir um financiamento: as melhores dicas

O processo de solicitação e aprovação de um financiamento envolve vários requisitos e etapas, que podem parecer confusas para os clientes. Por isso, trouxemos aqui várias dicas de como conseguir um financiamento. Se você já tentou fazer um financiamento, ou está passando por essa experiência pela primeira vez, é mais do que normal se sentir […]

,

O processo de solicitação e aprovação de um financiamento envolve vários requisitos e etapas, que podem parecer confusas para os clientes. Por isso, trouxemos aqui várias dicas de como conseguir um financiamento.

Fonte: Google Imagens

Se você já tentou fazer um financiamento, ou está passando por essa experiência pela primeira vez, é mais do que normal se sentir inseguro, e ter medo que a solicitação seja negada. Afinal, sabemos que esses processos são super burocráticos, não é mesmo?

Na verdade, a aprovação de um financiamento não depende somente de você ter uma renda compatível.

No fim, os bancos e instituições financeiras vão utilizar vários requisitos para analisar o seu perfil e a sua solicitação, e um pequeno desvio já é suficiente para ser negado.

Por isso, resolvemos preparar um conteúdo exclusivo para você que está pensando em solicitar um financiamento explicando, justamente, como conseguir um!

Abaixo, você pode conferir algumas dicas super valiosas do que fazer, do que não fazer e do que considerar quando você for pedir um financiamento. Acompanhe!

Como conseguir um financiamento

Veja abaixo as melhores dicas de como conseguir um financiamento:

Dê uma olhada em como está o seu CPF

Um dos principais pontos considerados durante a análise de solicitação de um financiamento, é o score de crédito do cliente.

O score de crédito mostra aos bancos e instituições financeiras, o quanto você é uma pessoa confiável, com base no seu histórico de pagamentos.

Dessa forma, se você já criou dívidas, atrasou para pagar faturas ou ficou devendo algo, tudo isso vai impactar no seu score e diminuí-lo.

Por isso, antes de tentar fazer o seu financiamento, é interessante checar o seu CPF, e verificar se existe alguma restrição ativa ou algum apontamento no seu nome.

A consulta ao CPF pode ser feita gratuitamente e pela internet, sem a necessidade de sair de casa.

Prefira os bancos que você já tem conta

Outra dica para conseguir um financiamento é dar preferência, pelo menos no primeiro momento, a fazer solicitações em bancos que você já possui conta ativa, e um certo relacionamento.

É fato que quanto mais tempo você tiver como cliente em um banco, maior será o seu histórico de crédito e de financiamento com a instituição. E isso tem um grande impacto no momento da liberação do financiamento.

Com a possibilidade de poder analisar o tanto de dinheiro que já circulou pela sua conta no banco, e analisar o seu perfil com o cliente, a instituição que você já utiliza frequentemente poderá fazer uma análise melhor e mais justa.

No geral, acaba sendo bem mais fácil conseguir fazer um financiamento através de um banco que você já possui conta.

Faça portabilidade de salário

Acima, te falamos que é muito mais fácil você conseguir fazer um financiamento através de um banco que você já possui conta, certo?

Seguindo pelo mesmo caminho, uma dica para melhorar o seu score com o banco, e ajudar no momento da solicitação de financiamento, é receber o seu pagamento na conta do banco.

Desse modo, se a empresa te paga através de outra instituição, vale a pena pedir uma portabilidade de salário. Só essa ação já vai contar pontos a mais para você com o banco.

Aliás, essa dica vale tanto para profissionais que trabalham com carteira assinada, como para profissionais autônomos.

Consulte o seu score

Além da consulta ao seu CPF, vale a pena fazer também uma consulta do seu score de crédito. Saber qual é o seu score antes de fazer a solicitação, já te dará uma ideia mais concreta sobre uma possível aceitação ou não.

Além disso, você pode usar o score como um argumento ao seu favor na negociação, tentando melhorar as condições do financiamento.

Por fim, caso você verifique que o seu score de crédito não está muito bom, o ideal é tentar melhorar um pouco esse cenário antes de realizar a solicitação de financiamento junto à uma instituição financeira.

Já separe toda a documentação

Outra dica para conseguir otimizar o processo de solicitação de um financiamento, é já separar todos os documentos que serão solicitados antes mesmo de iniciar o processo.

Aliás, dentre os documentos, não se esqueça de separar a sua declaração de Imposto de Renda, extratos bancários de todas as contas que possuir, holerites e comprovante de renda.

Regularize a sua empresa

Para quem é profissional autônomo, essa dica é especial para você. Ao se tornar um MEI, você consegue acessar vários benefícios interessantes, como aposentadoria e até auxílio doença.

Além disso, ter uma empresa ativa e regularizada terá um peso enorme na hora da análise por parte do banco.

Faça o seu Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo compõe uma visão geral de todas as contas que você possui pagas em dia, e mostra as suas boas práticas como um consumidor.

Portanto, fazer parte do Cadastro Positivo também ajuda bastante na hora de conseguir um financiamento.

Realize simulações de financiamentos

Na internet, você pode encontrar vários sites e empresas que oferecem simuladores de financiamentos online e gratuitos, onde você pode fazer várias comparações e analisar as principais condições para o seu perfil.

Aliás, um dos mais famosos é o simulador da Caixa Econômica Federal, que fica disponível no site do banco.

Com ele, você consegue ter uma ideia melhor dos valores que precisará dar de entrada, valor de parcelas, juros e demais impostos envolvidos no processo.

Faça comparações

Por fim, uma última dica de como conseguir um financiamento, é não ter pressa e comparar bastante as opções.

Afinal, quase todas as instituições financeiras oferecem opções de financiamentos aos consumidores brasileiros, cada uma delas oferecendo suas próprias condições, incluindo tempo máximo de parcelamento, valor máximo e taxas de juros.

Portanto, vale a pena pesquisar bastante e conseguir o máximo de propostas possível. Assim, você consegue compará-las e escolher a que se encaixa melhor na sua realidade atual e nas suas necessidades!

Gostou das dicas? Então, não deixe de conferir outros artigos sobre o assunto no nosso blog, e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

CONHEÇA O BRADESCO FINANCIAMENTOS

Você permanecerá no site atual

Siga-nos para mais dicas e análises

Isenção de responsabilidade Em nenhuma circunstância Dinds solicitará qualquer pagamento para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está se comunicando. Dinds gera receita por meio de publicidade e comissões por referência para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. Todo o conteúdo publicado aqui é baseado em pesquisa quantitativa e qualitativa, e nossa equipe se esforça para ser o mais imparcial possível ao comparar diferentes opções.

Divulgação de Anunciantes Dinds é um site independente, objetivo e sustentado por publicidade. Para mantermos a capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em Dinds podem ser de empresas das quais recebemos compensação por afiliação. Essa compensação pode influenciar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem no site. Outros fatores, como nossos próprios algoritmos proprietários e dados primários, também podem afetar a posição e o destaque dos produtos/ofertas. Não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis no mercado em nosso site.

Nota Editorial As opiniões expressas em Dinds são exclusivamente do autor e não de qualquer banco, emissor de cartão de crédito, hotel, companhia aérea ou outra entidade. Este conteúdo não foi revisado, aprovado ou endossado por nenhuma das entidades mencionadas. No entanto, a compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos, nem afeta qualquer conteúdo deste site. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos serem relevantes para nossos usuários, não podemos garantir que as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias quanto à sua precisão ou aplicabilidade.

Loan terms: 12 to 60 months. APR: 0.99% to 9% based on the selected term (includes fees, per local law). Example: $10,000 loan at 0.99% APR for 36 months totals $11,957.15. Fees from 0.99%, up to $100,000.