CDB prefixado ou CDB pós fixado?

CDB prefixado ou CDB pós fixado, qual a melhor opção? Leia até o final, e tire todas as suas dúvidas. Atualmente, a gama de investimentos em renda fixa está bem completa, e com opções para todos os perfis de investidores. Dentre uma das principais opções de investimentos em renda fixa temos o CDB, que é […]

,

CDB prefixado ou CDB pós fixado, qual a melhor opção? Leia até o final, e tire todas as suas dúvidas.

homem faz montantes crecente de moedas
Fonte: Google Imagens

Atualmente, a gama de investimentos em renda fixa está bem completa, e com opções para todos os perfis de investidores. Dentre uma das principais opções de investimentos em renda fixa temos o CDB, que é o Certificado de Depósito Bancário.

Quem possui um pouco de conhecimento sobre essa modalidade já sabe que o CDB pode ser prefixado ou pós fixado, mas qual é o melhor? Como escolher o melhor para o seu perfil de investidor?

Sabemos que decidir entre CDB prefixado ou pós fixado é uma das dúvidas mais comuns para quem está iniciando agora no mundo dos investimentos. Por isso, resolvemos trazer esse post para te ensinar a escolher.

Abaixo, você vai conhecer melhor como o CDB funciona e entender quais são as principais diferenças. Bem como as vantagens e desvantagens dos CDBs pós-fixados e prefixados. Acompanhe!

O que são os Certificados de Depósito Bancário?

Em primeiro lugar, vamos entender, de forma bem direta e resumida, o que são os CDBs e como eles funcionam como investimento.

Os Certificados de Depósito Bancário são investimentos de renda fixa, cuja emissão é de responsabilidade dos bancos e instituições financeiras privadas.

Na prática, ele vai funcionar para o banco como uma forma de “empréstimo”: você vai emprestar o valor que investir para o banco utilizar e, em troca, ele te paga juros.

Dessa forma, na data de vencimento do CDB, você recebe o dinheiro de volta, com o acréscimo de juros, gerando lucro.

No caso dos CDBs, todas as opções de investimentos possuem prazo de vencimento, mas o bom é que eles costumam variar bastante, e para todas as necessidades.

No geral, o prazo costuma ficar entre 30 dias e até 5 anos, e é possível simular qual o valor final que você vai resgatar ao final da data de vencimento.

Portanto, os CDBs são ótimas opções para quem quer fazer investimentos de curto, médio ou longo prazo.

Outro ponto positivo dos CDBs é a sua liquidez. Apesar de possuírem o prazo de vencimento, algumas opções de CDBs permitem que o dinheiro seja resgatado a qualquer momento, como é o caso de contas com liquidez diária.

Para os investimentos em CDB com prazo determinado, o indicado é não resgatar o dinheiro em menos de 30 dias (mesmo isso sendo possível), pois você terá que pagar IOF sobre a operação.

Diferença entre CDB pós-fixado e prefixado

Agora que você já sabe um pouco melhor sobre o que são os CDBs e como funcionam, é hora de entender quais são as diferenças entre os CDBs pós-fixados e prefixado, que são os dois grandes tipos que você encontrará no mercado financeiro.

Bom! A diferença principal entre esses dois tipos de CDB é a sua rentabilidade, de forma que o CDB prefixado já tem a sua rentabilidade definida desde o início da operação.

Enquanto que no pós-fixado, o investidor só saberá o quanto seu dinheiro efetivamente rendeu no dia do resgate.

Mas qual é a melhor opção? E quais os pontos fortes e fracos de cada uma? Para quais perfis de investidores são indicadas? É isso que vamos ver agora!

CDBs prefixados

Como comentamos brevemente acima, os CDBs prefixados estão atrelados a uma taxa de juros fixa. Dessa forma, o investidor consegue saber qual será o retorno que terá no final do investimento desde o começo.

Portanto, esse tipo de investimento é ideal para quem faz parte do perfil conservador. Afinal, ele proporciona mais previsibilidade sobre o rendimento.

Geralmente, os CDBs prefixados possuem a sua taxa de juros fixada em índices econômicos. Contudo, o principal e mais conhecido deles o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

CDBs pós-fixados

Por outro lado, os CDBs pós-fixados são as opções mais comuns que existem no mercado financeiro.

Nessa modalidade, a taxa de rentabilidade do CDB também estará atrelada a um indexador econômico, como o CDI ou a inflação.

Mas não é uma taxa fixa, e o rendimento vai sofrer todas as oscilações que acontecerem no mercado até a data de vencimento do investimento.

Assim, se ele estiver atrelado ao CDI e ele subir, a rentabilidade do seu CDB também sobe, da mesma forma que vai cair caso o CDI caia.

E é por isso que essa modalidade de CDB recebeu o nome de pós-fixado, pois os investidores não sabem qual será o valor da rentabilidade no ato da contração, apenas no dia do vencimento.

Como escolher entre CDB prefixado e pós-fixado?

Mesmo depois de entender o que é e quais são as diferenças entre CDB prefixado e pós-ficado, é normal ter dúvidas sobre qual é a melhor opção e como escolher o ideal para o seu perfil de investidor.

Para começar, saber observar um pouco do cenário econômico, estudando sobre as tendências de subida e descida dos juros, por exemplo, é muito importante, para saber se vale ou não a pena arriscar em um CDB pós-fixado.

Se a tendência for de queda, os CDBs prefixados acabam rendendo mais no curto prazo. Por outro lado, se a tendência for de alta, vale mais a pena investir em CDBs pós-fixados. Pois a rentabilidade será maior do que a taxa de juros fixa de um CDB prefixado.

Além de analisar o mercado para escolher o tipo certo de CDB para você, é importante prestar atenção no prazo de vencimento do investimento, para verificar se ele está de acordo com os seus objetivos atuais.

Esse é um ótimo filtro para fazer uma seleção das opções de CDB do mercado que se adequam ao seu momento.

Por exemplo, se a sua ideia é elevar o seu patrimônio para fazer uma viagem daqui 3 anos, as opções de CDBs prefixados são mais interessantes.

Pois você terá a certeza do rendimento e poderá resgatar próximo à data da viagem, protegendo-o, inclusive, da inflação.

Ficou com mais alguma dúvida sobre os Certificados de Depósito Bancário? Compartilhe com a gente as suas dúvidas, opiniões, e não deixe de compartilhar o texto com quem você sabe que gosta do assunto!

Siga-nos para mais dicas e análises

Isenção de responsabilidade Em nenhuma circunstância Dinds solicitará qualquer pagamento para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está se comunicando. Dinds gera receita por meio de publicidade e comissões por referência para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. Todo o conteúdo publicado aqui é baseado em pesquisa quantitativa e qualitativa, e nossa equipe se esforça para ser o mais imparcial possível ao comparar diferentes opções.

Divulgação de Anunciantes Dinds é um site independente, objetivo e sustentado por publicidade. Para mantermos a capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em Dinds podem ser de empresas das quais recebemos compensação por afiliação. Essa compensação pode influenciar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem no site. Outros fatores, como nossos próprios algoritmos proprietários e dados primários, também podem afetar a posição e o destaque dos produtos/ofertas. Não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis no mercado em nosso site.

Nota Editorial As opiniões expressas em Dinds são exclusivamente do autor e não de qualquer banco, emissor de cartão de crédito, hotel, companhia aérea ou outra entidade. Este conteúdo não foi revisado, aprovado ou endossado por nenhuma das entidades mencionadas. No entanto, a compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos, nem afeta qualquer conteúdo deste site. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos serem relevantes para nossos usuários, não podemos garantir que as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias quanto à sua precisão ou aplicabilidade.

Loan terms: 12 to 60 months. APR: 0.99% to 9% based on the selected term (includes fees, per local law). Example: $10,000 loan at 0.99% APR for 36 months totals $11,957.15. Fees from 0.99%, up to $100,000.