O cartão Mercado Pago é muito útil para quem quer movimentar o dinheiro da conta com mais facilidade e sem pagar nada por isso.
Afinal, ele vem com bandeira Visa, isenção de anuidade, transferências Pix ou TED gratuitas e ilimitadas, tecnologia contactless e conta digital que rende até 105% do CDI.
Visando melhorar ainda mais a experiência dos clientes, o Mercado Pago oferece cartão múltiplo de crédito e débito e cartão virtual.
Portanto, se você é cliente Mercado Pago e tem interesse em conhecer melhor as soluções oferecidas atualmente pela empresa, continue a leitura.
Abaixo, nós preparamos um guia completo sobre o cartão Mercado Pago, as principais taxas cobradas, assim como as vantagens e desvantagens na hora de solicitar o seu. Confira!
Como funciona o cartão Mercado Pago?
Atualmente, o Mercado Pago oferece três opções de cartão para seus clientes: o cartão de débito, o cartão múltiplo de débito e crédito e o cartão virtual.
No caso do cartão múltiplo, você pode realizar as compras na função que desejar – crédito ou débito – com um único produto, o que facilita bastante as compras no dia a dia.
Principais vantagens
Bom, agora que você já entendeu melhor como funciona o cartão Mercado Pago, é hora de conhecer seus pontos positivos e negativos.
Na hora de escolher um cartão para solicitar, é muito importante que você se atente aos detalhes. Assim, terá a certeza de que o produto é o mais indicado para seu perfil de consumidor e para suas necessidades.
A melhor forma de fazer essa análise é observando as principais vantagens e desvantagens do cartão. E para te ajudar nesse processo, separamos todos esses pontos abaixo.
O primeiro ponto positivo do cartão Mercado Pago é a isenção de anuidade. Além disso, ele dá acesso ao Mercado Crédito, uma linha de crédito que pode ser utilizada para parcelar compras e serviços ou para empréstimo pessoal.
Ele também já vem com tecnologia de pagamento por aproximação (contactless) e tem bandeira Visa, que permite ao cliente realizar compras no Brasil e no exterior.
E para melhorar ainda mais, é possível parcelar em até 18x sem juros as compras feitas no Mercado Livre, acumulando pontos para fazer parte do Meli+, programa com benefícios exclusivos.
Por fim, a conta digital vinculada ao cartão Mercado Pago rende até 105% do CDI. Além disso, não é necessário pagar taxa de manutenção mensal para usufruir dos benefícios oferecidos.
Desvantagens
Por outro lado, o cartão Mercado Pago tem uma desvantagem que pode acabar impactando a sua escolha.
O principal ponto negativo é que, para ativar a função crédito, você terá que entrar em uma lista de espera. Em seguida, o Mercado Pago vai analisar suas informações e informará se é possível liberar a função crédito no seu cartão e o limite.
Para quem busca um produto com aprovação instantânea, essa pode não ser a melhor opção.
Quais são as taxas?
O cartão Mercado Pago não tem taxa de anuidade nem de manutenção.
No entanto, o cliente precisa pagar uma taxa de R$ 5,90 a cada saque realizado nos terminais de autoatendimento da Rede Banco24Horas. Para saques fora do Brasil, o valor é de R$ 9,90 + 6,38% correspondente ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Como solicitar o cartão Mercado Pago?
Se você gostou do cartão Mercado Pago e acredita que ele é uma boa opção para você, entenda agora como fazer para solicitá-lo.
Primeiro, é necessário ter uma conta ativa com o banco digital Mercado Pago.
Por isso, se você ainda não abriu a sua, será necessário se cadastrar através do aplicativo ou do site oficial, clicando em “Abrir conta grátis”.
Com a conta ativa, basta entrar no aplicativo, fazer seu login e pedir seu cartão. Você pode escolher entre solicitar apenas a versão virtual ou a versão física também.
Logo após realizar o pedido, sua proposta chegará até a equipe do Mercado Pago, que vai fazer uma análise de crédito e de perfil, para definir se você está apto a ter a função crédito.
Nesse momento, você deverá aguardar a resposta do Mercado Pago. Se tudo der certo, a função crédito será liberada para uso em compras nacionais e internacionais.
Conclusão
No geral, podemos concluir que a conta do Mercado Pago, por si só, é muito moderna e oferece diferenciais bem legais, como as transferências Pix e TEDs gratuitas e ilimitadas e o rendimento de até 105% do CDI.
O cartão Mercado Pago, por sua vez, apesar de ser mais simples e sem muitos benefícios, é totalmente gratuito e funciona como débito e crédito, o que ajuda bastante na realização das compras do dia a dia.
Além disso, ele vem com a tecnologia de pagamento por aproximação e bandeira Visa, com direito à realização de compras no Brasil e no exterior.
Portanto, se você tem uma conta no Mercado Pago e busca um meio de movimentar seu dinheiro mais facilmente, esse cartão é uma ótima opção.
Afinal, como a anuidade e a manutenção são gratuitas, você não terá gasto nenhum com ele. Sendo assim, vale a pena solicitá-lo.
No entanto, se você está procurando uma opção de cartão de crédito recheada de benefícios, esse pode não ser o produto ideal para o seu perfil.
Nesse caso, te convidamos a conferir outros artigos em nosso blog sobre os melhores cartões de crédito do mercado atualmente.