As melhores dicas para proteger o cartão de crédito e evitar fraudes

Fique por dentro das melhores dicas para proteger o cartão de crédito para evitar fraudes e muita dor de cabeça. O uso do cartão de crédito como forma de pagamento tem crescido cada vez mais no Brasil. Com isso, vem aumentando também as tentativas de clonagem e fraudes. E com a pandemia de Coronavírus, o […]

,

Fique por dentro das melhores dicas para proteger o cartão de crédito para evitar fraudes e muita dor de cabeça.

Fonte: Google Imagens

O uso do cartão de crédito como forma de pagamento tem crescido cada vez mais no Brasil. Com isso, vem aumentando também as tentativas de clonagem e fraudes.

E com a pandemia de Coronavírus, o uso de cartões de crédito cresceu ainda mais.

Segundo alguns estudos, essa forma de pagamento cresceu cerca de 42% apenas no último semestre, um comportamento que foi impulsionado por conta do aumento de compras online e a diminuição do uso de notas físicas.

Atualmente, o cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada nas compras realizadas ao redor de todo o Brasil, ultrapassando o uso de dinheiro físico, boletos e transferências.

Como estamos vivendo essa transição do uso do dinheiro físico para o dinheiro virtual, pudemos observar um crescente número de golpes, como clonagens de cartões, fraudes e, até mesmo, o roubo de dados de cartões virtuais que podem ser utilizados em compras na internet.

Isso vem deixando os consumidores cada vez mais preocupados com o uso de cartões de crédito, principalmente agora que a grande maioria vem equipado com a tecnologia de pagamento por aproximação, dispensando o uso de senha.

Mas existem algumas atitudes muito simples que você pode tomar para proteger mais os dados do seu cartão, e evitar situações inconvenientes.

Neste texto, vamos te dar algumas dicas de como proteger mais o seu cartão de crédito, e tomar cuidado para não cair em golpes e fraudes. Continue a leitura para conferir!

Dicas para proteger o cartão de crédito

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ser um grande hacker, ou conhecer muito de tecnologia para proteger o cartão de crédito.

Algumas atitudes super simples, vão te ajudar a proteger mais o seu cartão e os seus dados, reduzindo as chances de golpes e clonagens. Confira 4 dicas fáceis e úteis para proteger o seu cartão de crédito:

Compre apenas em lojas confiáveis

Pode parecer muito óbvio, mas comprar apenas em lojas que você já conhece e que são confiáveis, é uma das melhores formas de evitar que o seu cartão de crédito seja clonado, ou que seus dados sejam roubados.

Portanto, antes de realizar qualquer compra, confira se a loja em questão possui certificação de segurança, meios seguros de pagamento (como através do Mercado Pago).

Se for uma loja online, vale a pena dar uma olhada nas avaliações do Google e no Reclame Aqui, para validar se alguém já teve algum problema relacionado à clonagem do cartão.

As lojas mais conhecidas e renomadas costumam ter equipes especiais para cuidar da proteção de dados dos clientes, e mantê-los seguros em compras virtuais. Por isso, são sempre as melhores opções para comprar online.

Se você gostou de algum produto de um site que não conhece, confira algumas dicas para saber se o site é protegido e confiável:

  1. Verifique se o endereço do site começa com https//;
  2. Verifique se aparece alguma imagem de um cadeado no navegador antes do link do site da loja em questão

Essas duas informações vão te ajudar a definir se aquele site é seguro ou não, se ele está equipado com medidas de segurança e de proteção de dados.

Faça compras online apenas com cartão virtual

A maioria dos bancos e instituições que oferecem cartões de crédito hoje em dia, já disponibilizam a opção de os clientes criarem cartões de crédito virtuais.

Os cartões de crédito virtuais vieram, justamente, para dar mais segurança aos clientes na hora de fazer compras em lojas online.

Isso porque esse cartão terá o número diferente do cartão físico, e pode ser criado a cada compra que você desejar fazer online. Depois, é só excluir.

Fazendo isso, você evita deixar o seu cartão ativo e, uma vez excluído, não será mais possível realizar compras com os dados daquele cartão. Então, se alguém tentar cloná-lo, não conseguirá utilizá-lo.

Alguns bancos permitem criar um cartão virtual, e utilizá-lo várias vezes, sem a necessidade de ficar excluindo. No entanto, a nossa dica é renovar esse cartão virtual de tempos em tempos. Assim, você reduz ainda mais as chances de golpes.

Nunca entregue o seu cartão para outras pessoas

Quando você for realizar uma compra em uma loja física, evite entregar o cartão nas mãos dos caixas. Pois, nesse curtíssimo período de tempo, ele consegue anotar o seu código de segurança e pegar o restante dos dados depois.

Apenas com essas informações já é possível realizar compras online.

Escolha sempre o pagamento por aproximação, assim o seu cartão não precisará ser entregue a ninguém.

Uma dica extra de segurança é riscar ou esconder o seu código CVV, que fica localizado atrás do cartão físico, logo após o número do cartão.

Esse código é necessário em qualquer compra online, para certificar que a pessoa realmente é o dono do cartão. Por isso, esconder o CVV também é uma medida muito eficaz para evitar clonagens e fraudes.

Mas não se esqueça de anotar esse número em um lugar seguro e de fácil acesso. Afinal, você precisará dele para fazer as suas compras online!

Não empreste o seu cartão

Por fim, uma outra dica que pode parecer óbvia, mas é um erro cometido por muitos: não empreste o seu cartão físico para ninguém, nem para familiares ou pessoas que você confia muito.

Isso porque os cartões físicos valem até a sua data de vencimento, e se qualquer pessoa mal intencionada conseguir pegar o número, o código CVV e a data de vencimento, já será possível realizar diversas compras virtuais.

Mesmo que você queira ajudar, emprestar o seu cartão pode ser um ato muito perigoso, principalmente se a pessoa não tiver o mesmo cuidado que você na hora de utilizar o cartão de crédito.

Nessas situações, o melhor a se fazer é se oferecer para ir junto com a pessoa fazer a compra. Ou pedir para que ela envie o carrinho de compras do site para você finalizar.

Com essas 4 dicas super simples e fáceis, você já garante que o seu cartão de crédito ficará mais protegido e dificultará mais a clonagem.

Você já conhecia essas dicas? Quais delas costuma aplicar no dia a dia de compras? Se você gostou do conteúdo, então, compartilhe com alguém que também precisa conferir nossas dicas e começar a se proteger mais!

Siga-nos para mais dicas e análises

Isenção de responsabilidade Em nenhuma circunstância Dinds solicitará qualquer pagamento para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está se comunicando. Dinds gera receita por meio de publicidade e comissões por referência para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. Todo o conteúdo publicado aqui é baseado em pesquisa quantitativa e qualitativa, e nossa equipe se esforça para ser o mais imparcial possível ao comparar diferentes opções.

Divulgação de Anunciantes Dinds é um site independente, objetivo e sustentado por publicidade. Para mantermos a capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em Dinds podem ser de empresas das quais recebemos compensação por afiliação. Essa compensação pode influenciar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem no site. Outros fatores, como nossos próprios algoritmos proprietários e dados primários, também podem afetar a posição e o destaque dos produtos/ofertas. Não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis no mercado em nosso site.

Nota Editorial As opiniões expressas em Dinds são exclusivamente do autor e não de qualquer banco, emissor de cartão de crédito, hotel, companhia aérea ou outra entidade. Este conteúdo não foi revisado, aprovado ou endossado por nenhuma das entidades mencionadas. No entanto, a compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos, nem afeta qualquer conteúdo deste site. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos serem relevantes para nossos usuários, não podemos garantir que as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias quanto à sua precisão ou aplicabilidade.

Loan terms: 12 to 60 months. APR: 0.99% to 9% based on the selected term (includes fees, per local law). Example: $10,000 loan at 0.99% APR for 36 months totals $11,957.15. Fees from 0.99%, up to $100,000.