Aprenda educação financeira com os melhores livros no mercado

Conheça os melhores livros de educação financeira do mercado, e mantenha suas contas sempre em dia! O orçamento ficou curto e você não consegue mais pagar em dia as contas do mês? Bateu o desespero? Isso é um sinal de que a sua educação financeira não está mais adequada à sua realidade. Mas isso não […]

,

Conheça os melhores livros de educação financeira do mercado, e mantenha suas contas sempre em dia!

mulher sorri olhando para tela de notebook

O orçamento ficou curto e você não consegue mais pagar em dia as contas do mês? Bateu o desespero? Isso é um sinal de que a sua educação financeira não está mais adequada à sua realidade.

Mas isso não acontece apenas com você. Milhares de brasileiros têm tido dificuldades em arcar com todas as despesas da casa.

No entanto, ao invés de ficar sem saber o que fazer com essa situação, que tal procurar soluções para ajudar a ter uma qualidade financeira melhor?

Então, leia o post até o fim, e saiba como escolher os livros que irão mudar a sua forma de usar o seu dinheiro.

Em muitos livros, os autores afirmam que os gastos fora de controle possuem uma forte ligação com a parte mental.

A falta de satisfação em algum aspecto da vida, proporciona ao indivíduo, a necessidade de supri-la, mesmo que seja comprometendo a renda.

Mas antes, o que seria educação financeira?

A educação financeira não é algo que ajude a acumular riquezas. Pelo contrário, ela serve para fazer a adequação de seus gastos de acordo com a vida que você leva.

Por exemplo: se você recebe R$ 2.500,00, é impossível ter gastos mensais acima desse valor. A conta não fecha e o único acúmulo aqui será de dívidas e estresse na tentativa de solucionar o caso, mas sem sucesso.

No fim, você acabará tendo que pedir algum empréstimo, seja com conhecidos, ou no próprio banco.

Entendendo como usar de forma certa o seu dinheiro, ter as finanças em dia se torna uma consequência. Assim, você pode até investir o que sobrar no fim do mês.

Os melhores livros de educação financeira

A seguir, confira quais são os melhores livros de educação financeira, e aprender a gerenciar a sua renda da melhor forma:

A Mente Acima do Dinheiro (Brad Klontz e Ted Klontz)

Neste livro, os autores fazem relação da vida financeira com os impulsos dos indivíduos. O subtítulo “o impacto das emoções em sua vida financeira”, aponta que essa ligação é mais atual do que se imagina.

Mas, se formos observar, isso é uma grande verdade. Quem nunca viu um caso de pessoas que gastaram demais devido a alguma compulsão?

Pai e filho escrevem esse guia da educação financeira mostrando soluções para as 12 disfunções mais comuns da área financeira.

Entre elas, estão: dificuldade em poupar seu dinheiro, compulsão por compras e a infidelidade com seu orçamento, chegando ao ponto de comprometê-lo.

Mas não se preocupe com a quantidade de disfunções que aparecem no livro, pois os autores também apontam suas soluções.

Os Segredos da Mente Milionária (Harv T. Eker)

Eker afirma em seu livro, que existem 17 formas de saber a diferença entre as pessoas ricas que são sucedidas, com as demais que vivem na mesma sociedade.

Nesta publicação, o autor, em muitos dos seus apontamentos, diz: “ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você“, o que se torna bastante real.

Um desequilíbrio financeiro não afeta apenas em como gerenciar suas despesas, mas também no ambiente familiar, na relação interpessoal e em sua saúde mental.

Além disso, ele também aponta que uma insatisfação em sua vida, está ligada aos gastos que podem sair do controle.

Finanças para autônomos (Eduardo Amuri)

O mercado atual tem tido uma explosão de profissionais liberais, freelancers e autônomos. No entanto, saber gerenciar as finanças, e entender de educação financeira, pode não ser nada fácil.

Por isso, o autor escreve este livro com o objetivo de tirar dúvidas para quem está começando do zero.

Amuri explica o que é fluxo de caixa, como estabelecer o preço do produto que irá vender e organizar a sua aposentadoria, são questões que o autor esclarece para o leitor.

Ele ainda indica como lidar com as possíveis variações do mercado financeiro, e também em saber lidar com as finanças de seu negócio.

O livro se divide em quatro partes em suas 208 páginas. Na primeira, há uma explicação do conceito. A segunda foca nas práticas utilizando as ferramentas necessárias em nosso cotidiano.

Na terceira parte, as ideias de marketing são apresentadas e na quarta, casos reais de pessoas autônomas, e como elas têm garantido o sucesso profissional.

O Homem Mais Rico da Babilônia (George S. Clason)

Com mais de dois milhões de livros vendidos em todo o mundo, o autor explica como resolver os conflitos financeiros, e também em como pensar em acumular riquezas. Todavia, ele usa como exemplo uma comunidade famosa: a civilização babilônica.

Os babilônios ficaram famosos pelas suas riquezas e sucesso. Então, Clason mostra ao leitor, que práticas como o pagamento pontual de dívidas, garantir uma renda pensando já no futuro, e evitar desperdícios de dinheiro mesmo em situações extremas como uma crise financeira ou até mesmo sanitária, fazem o diferencial, para que o seu orçamento não seja afetado totalmente.

O lançamento do livro foi em 1927. Mas, mesmo assim, é considerado um dos mais famosos dentro do ambiente da educação financeira.

Me Poupe! (Nathalia Arcuri)

A autora é a dona do maior canal sobre finanças no mundo na plataforma do YouTube. Arcuri ensina as maneiras de como conseguir poupar sua renda mesmo recebendo pouco. Além disso, ela aponta os melhores e piores investimentos que uma pessoa pode fazer.

Nathalia também mostra que é possível poupar sem ter que abrir mão de coisas que você ache importante em seu presente.

Ao longo do livro, ela conta sua própria trajetória a fim de mostrar os 10 passos dos quais ela organizou, para direcionar o leitor a sair das dificuldades financeiras.

Gostou das dicas de como aprender educação financeira através de livros que podem estar ao seu alcance? Então, não fique parado!

Corra para a livraria mais próxima, ou vá a um site confiável e compre uma das opções que trouxemos aqui para resolver a sua vida financeira!

Siga-nos para mais dicas e análises

Isenção de responsabilidade Em nenhuma circunstância Dinds solicitará qualquer pagamento para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está se comunicando. Dinds gera receita por meio de publicidade e comissões por referência para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. Todo o conteúdo publicado aqui é baseado em pesquisa quantitativa e qualitativa, e nossa equipe se esforça para ser o mais imparcial possível ao comparar diferentes opções.

Divulgação de Anunciantes Dinds é um site independente, objetivo e sustentado por publicidade. Para mantermos a capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em Dinds podem ser de empresas das quais recebemos compensação por afiliação. Essa compensação pode influenciar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem no site. Outros fatores, como nossos próprios algoritmos proprietários e dados primários, também podem afetar a posição e o destaque dos produtos/ofertas. Não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis no mercado em nosso site.

Nota Editorial As opiniões expressas em Dinds são exclusivamente do autor e não de qualquer banco, emissor de cartão de crédito, hotel, companhia aérea ou outra entidade. Este conteúdo não foi revisado, aprovado ou endossado por nenhuma das entidades mencionadas. No entanto, a compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos, nem afeta qualquer conteúdo deste site. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos serem relevantes para nossos usuários, não podemos garantir que as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias quanto à sua precisão ou aplicabilidade.

Loan terms: 12 to 60 months. APR: 0.99% to 9% based on the selected term (includes fees, per local law). Example: $10,000 loan at 0.99% APR for 36 months totals $11,957.15. Fees from 0.99%, up to $100,000.