Aposentados: o melhor investimento no médio prazo

Chegou a aposentadoria e não soube o que fazer? Para os aposentados, a dica é buscar um bom investimento no médio prazo. Mas, primeiramente, é preciso fazer um planejamento. Se você é aposentado, e quer encontrar um tipo de investimento que traga os rendimentos no médio prazo, então, a dica é investir em aplicações de […]

,

Chegou a aposentadoria e não soube o que fazer? Para os aposentados, a dica é buscar um bom investimento no médio prazo.

Mas, primeiramente, é preciso fazer um planejamento. Se você é aposentado, e quer encontrar um tipo de investimento que traga os rendimentos no médio prazo, então, a dica é investir em aplicações de renda fixa, com proteção contra a inflação.

Portanto, fique até o final, para não perder nenhuma informação importante!

Melhores investimentos no médio prazo para aposentados

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma das opções de investimento no médio prazo para aposentados. Aliás, é um dos investimentos mais comuns entre os brasileiros, principalmente para iniciantes.

É uma criação do governo em parceria com a Bolsa de Valores, e que disponibiliza uma plataforma totalmente online, auxiliando o usuário a fazer suas operações financeiras sem sair de casa.

Sua função é possibilitar a compra e a venda de títulos federais por pessoas físicas. Além disso, uma de suas vantagens é a ampla opção de títulos, eles podem ter diferentes prazos, rentabilidades, mas que continuam sendo mais seguros.

Aliás, o Tesouro Nacional pode realizar a recompra do título a qualquer momento. Portanto, o investidor pode vendê-lo antes do prazo acabar. As operações deverão ser feitas de 09h30 às 18h, e em dias úteis.

Para poder investir no Tesouro Direto, é necessário possuir um CPF e uma conta bancária em qualquer instituição ou corretora.

Então, quando quiser investir, basta acessar a plataforma do banco, ou solicitar a solicitação para a criação de um cadastro no site.

Depois, é só enviar os documentos necessários. Após a operação, é preciso enviar o dinheiro para a compra do título, e escolher qual deseja.

Os Títulos se dividem em prefixados e pós-fixados. No primeiro, o usuário contrata uma taxa fixa, que não varia durante o período. Por isso, já saberá quanto vai receber no fim do prazo.

Independente do que possa acontecer no mercado financeiro, seja com a taxa de juros subindo ou caindo, o investidor não terá surpresas no final, e receberá o valor pré-estabelecido.

No pós-fixado, a rentabilidade está ligada a uma taxa como Selic, CDI ou IPCA. E só terá a possibilidade de descobrir quanto ele rende, quando solicitar o resgate do dinheiro.

Fundo de Previdência Privada

Para os aposentados, o melhor investimento no médio prazo, pode ser o fundo de previdência privada.

Ele é semelhante a fundos de investimentos comuns, mas eles têm a função de guardar o dinheiro para uma futura aposentadoria.

Aplica-se um valor para investimento, para que ele renda por um determinado tempo. Esse fundo atende aos mais diferentes perfis de clientes, dos mais conservadores, aos mais corajosos.

Caso termine o prazo combinado, ou você queira resgatar antes, existem três formas de fazer isso.

É possível receber o valor de uma só vez, parcelar mensalmente por um valor estipulado, ou receber o dinheiro investido sem determinação de tempo até o titular falecer.

Existem dois tipos de fundos de previdência privada: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) possibilita ao usuário deduzir em até 12%, as contribuições que foram feitas através do planejamento da renda tributável.

Desse modo, você pode receber de volta 12% do valor pago em seu Imposto de Renda, e o desconto só ocorrerá quando for resgatar o dinheiro.

A Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é diferente, pois não possui um benefício fiscal. Todavia, o Imposto de Renda reflete apenas nos rendimentos, e não no valor principal dele.

Normalmente, as pessoas fazem a dedução de 12% do PGBL e, na sequência, aplica o que restou no VGBL. Assim, poderá obter a melhor das duas opções.

Certificados de Depósitos Bancários

O CDB são opções de investimento de renda fixa, eles dão estabilidade e segurança. Os bancos oferecem esses certificados com a finalidade de captar fundos.

Com isso, é feito um empréstimo para a instituição bancária e no final, ela paga os juros pelo dinheiro que lhe foi emprestado.

Ele possui três classificações: prefixado, pós-fixado e o híbrido. Já falamos sobre os dois primeiros anteriormente, e seguem a mesma função que acontece no Tesouro Direto.

Contudo, o híbrido é a combinação entre o prefixado e o pós-fixado. Mas, na hora em que o cliente aplicar o dinheiro, já saberá a sua rentabilidade, bem como a variação do índice que será acrescido.

A ideia do CDB é que, quanto maior for o tempo de investimento, maior será o dinheiro a se resgatar.

Além disso, os CDBs possuem o seguro do FGG. Assim, caso o banco entre em falência, o usuário poderá receber seu dinheiro de volta no valor de até R$ 250.000,00, sem prejuízo.

Fundos de Renda Fixa Simples e Curto Prazo

Veio com a finalidade de trazer mais facilidade no acesso, segurança e preço mais baixo para seus investidores. Uma das regras é que 95% do patrimônio a ser aplicado, seja em títulos públicos federais ou em títulos de baixo risco.

Uma outra vantagem, é que os dados da renda fixa simples ficam disponíveis na internet de forma simples e rápida. A primeira opção talvez seja a mais interessante para aposentados no médio prazo, pensando numa maior autonomia.

Nos Fundos de Renda Simples, só é possível aplicar operações compromissadas, desde que sejam apenas títulos públicos federais, e os papéis de instituições financeiras que tenham um risco de crédito que seja igual ao do governo.

Os investimentos de curto prazo acabam sendo considerados conservadores. Entretanto, não de forma completa.

Neles, é possível comprar títulos privados que são de baixo risco. Assim como também, operações compromissadas com títulos públicos federais, e cotas de fundos de índice.

Qual o melhor investimento no médio prazo para aposentados?

Diante de tantas opções, definir qual é o melhor investimento para os aposentados pode ser uma tarefa difícil.

Mas é preciso analisar qual investimento estará de acordo com a sua condição financeira, e qual a expectativa de rendimento no momento que for resgatar o dinheiro.

Além disso, também é necessário avaliar como está o mercado. Pois a inflação, junto com as instabilidades econômicas pedem cautela. Entretanto, não desista de garantir o um bom investimento, para ter o maior conforto possível.

Siga-nos para mais dicas e análises

Isenção de responsabilidade Em nenhuma circunstância Dinds solicitará qualquer pagamento para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está se comunicando. Dinds gera receita por meio de publicidade e comissões por referência para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. Todo o conteúdo publicado aqui é baseado em pesquisa quantitativa e qualitativa, e nossa equipe se esforça para ser o mais imparcial possível ao comparar diferentes opções.

Divulgação de Anunciantes Dinds é um site independente, objetivo e sustentado por publicidade. Para mantermos a capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em Dinds podem ser de empresas das quais recebemos compensação por afiliação. Essa compensação pode influenciar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem no site. Outros fatores, como nossos próprios algoritmos proprietários e dados primários, também podem afetar a posição e o destaque dos produtos/ofertas. Não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis no mercado em nosso site.

Nota Editorial As opiniões expressas em Dinds são exclusivamente do autor e não de qualquer banco, emissor de cartão de crédito, hotel, companhia aérea ou outra entidade. Este conteúdo não foi revisado, aprovado ou endossado por nenhuma das entidades mencionadas. No entanto, a compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos, nem afeta qualquer conteúdo deste site. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos serem relevantes para nossos usuários, não podemos garantir que as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias quanto à sua precisão ou aplicabilidade.

Loan terms: 12 to 60 months. APR: 0.99% to 9% based on the selected term (includes fees, per local law). Example: $10,000 loan at 0.99% APR for 36 months totals $11,957.15. Fees from 0.99%, up to $100,000.