Por conta da facilidade das diversas vantagens das compras online, bem como do expressivo aumento das opções de lojas, realizar compras virtuais está cada vez mais em alta. Aliás, algumas pessoas adotam essa estratégia para a vida.
Mas, como você já deve saber, se não tomarem alguns cuidados básicos, os clientes de lojas online podem acabar caindo em golpes, como a clonagem de cartões e fraudes.
Então, como realizar as compras online com mais segurança e quais medidas tomar para evitar que essas situações chatas e estressantes acabem acontecendo?
É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Sem dúvida, existem algumas dicas bem básicas, mas muito úteis, que ajudam a elevar a segurança dos clientes na hora de fazer compras online.
Então, se você é uma das pessoas que está cada vez mais adepto a essa prática, continue acompanhando a leitura com a gente, para conferir todas as dicas e começar a comprar com mais segurança.
6 Dicas para ter mais segurança ao realizar compras online
Com o avanço da tecnologia e o crescimento do comércio eletrônico, as compras online se tornaram uma prática comum e conveniente!
No entanto, é importante adotar algumas medidas de segurança para evitar problemas e garantir uma experiência de compra mais tranquila.
Por isso, separamos a seguir algumas dicas para evitar problemas com compras online. Confira e não esqueça de anotar tudo!
Sempre verifique a reputação da loja antes de fechar a compra
Antes de fazer qualquer compra em qualquer site desconhecido, é essencial verificar a reputação da loja.
Procure por avaliações de outros consumidores e busque informações sobre a empresa em fóruns e redes sociais.
Uma ótima opção é conferir a reputação da loja no Reclame Aqui e dar uma olhada nos principais problemas que outros clientes já tiveram. Além disso, verifique também se a empresa conseguiu responder e resolver todos eles.
Isso ajudará a identificar se a loja é confiável e se possui um bom histórico de atendimento ao cliente.
Procure saber sobre a política de troca e devolução
Antes de finalizar a sua compra, é fundamental ler e compreender a política de troca e de devolução da loja.
Verifique se a empresa oferece garantias, quais são as condições para a troca de produtos e como funciona o processo de devolução.
Dessa forma, você estará ciente dos seus direitos como consumidor e poderá agir da maneira certa caso haja algum problema com o seu pedido.
Registre todos os passos da sua compra
Durante o processo de compra, é recomendável fazer o registro de todos os passos que você realizou, desde a escolha do produto até a confirmação do pagamento, que geralmente é encaminhada por e-mail.
De todo modo, recomendamos tirar prints de todas as telas importantes, como a descrição do produto, o valor total da compra e o comprovante de pagamento.
Essa documentação pode ser útil caso ocorra algum equívoco ou se você precisar comprovar a realização da compra.
Não salve os dados do cartão de crédito nas compras online
Uma dica essencial para evitar fraudes e clonagens, é evitar salvar os dados do seu cartão de crédito em sites de compras.
Embora pareça ser muito conveniente ter as informações salvas para agilizar as próximas transações dentro do mesmo site, isso aumenta o risco de fraude caso a segurança do site seja comprometida.
Por isso, é melhor inserir manualmente os dados do cartão a cada compra, garantindo uma camada extra de segurança caso a segurança do site seja violada.
Use cartão virtual sempre que possível
Cartões virtuais são uma ótima opção para compras online. Eles são cartões temporários, com um número de cartão de crédito válido por um curto período de tempo ou para uma única transação.
Assim, ao utilizar cartões virtuais em lojas online, mesmo que acabe acontecendo alguma violação dos dados, o cartão virtual não terá mais utilidade após o uso, reduzindo significativamente o risco de você sofrer algum golpe e de roubarem as suas informações.
Verifique se o site possui certificado de segurança
Antes de inserir qualquer informação pessoal ou financeira em um site de compras, verifique se ele possui um certificado de segurança.
Procure pelo cadeado no início da barra de endereço e se certifique de que o site utilize o protocolo HTTPS.
Esses indicadores significam que as informações transmitidas estão criptografadas, tornando-as mais seguras contra interceptação por terceiros.
Seguindo essas dicas, você estará muito mais preparado e seguro para evitar problemas com compras online.
Tive um problema em compras online: como prosseguir?
Se você enfrentou qualquer tipo de problema com uma compra online, seja clonagem de cartão, compra duplicada ou gastos a mais, é importante que você siga alguns passos muito importantes para conseguir lidar com o problema da maneira certa.
A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o vendedor, ou seja, com a loja que foi responsável pela venda.
Tente encontrar algum canal de atendimento dentro do site, como e-mail, chat online ou número de telefone e explique qual é o problema que você está enfrentando.
Durante toda essa comunicação com o vendedor, não se esqueça de manter registros de todas as interações. Anote as datas, horários, nomes de atendentes e o resumo das conversas.
Isso pode ser muito útil posteriormente, caso seja necessário apresentar evidências ou informações mais detalhadas sobre o problema.
Caso a tentativa com o vendedor não resolva o problema, você pode tentar reverter a situação com a própria operadora do seu cartão de crédito, que pode te ajudar a tomar as medidas necessárias, como cancelar o seu cartão atual e cancelar a transação da compra que foi realizada.
O mais importante é que você tome alguma ação de reivindicação o mais rápido possível, para evitar que passe um longo período de tempo e nem a loja, nem o banco, consiga mais te ajudar.
E você, já conhecia essas estratégias para ter mais segurança ao comprar online? Quais você já aplica na prática? Compartilha com a gente outras dicas que você conhece!