5 Principais investimentos para iniciantes

Já passou da hora de aguçar o investidor que tem dentro de você, e entender quais são os principais investimentos que existem para iniciantes. Na maioria das vezes, conseguir dar o primeiro passo é uma tarefa bem difícil! E nesses momentos, o que falta é apenas aquele empurrãozinho. Muitas pessoas têm o desejo de investir […]

,

Já passou da hora de aguçar o investidor que tem dentro de você, e entender quais são os principais investimentos que existem para iniciantes.

duas maõs apontam gráficos em papéis com moedas em cima
Fonte: Google Imagens

Na maioria das vezes, conseguir dar o primeiro passo é uma tarefa bem difícil! E nesses momentos, o que falta é apenas aquele empurrãozinho.

Muitas pessoas têm o desejo de investir o seu dinheiro, mas não sabem por onde começar. O ponto de partida para buscar uma vida financeira melhor, é conhecer quais são os investimentos para iniciantes mais indicados.

Em primeiro lugar, saiba que o investimento não é um bicho de sete cabeças, nem coisa de outro mundo. É bem mais fácil do que você imagina.

Entretanto, é algo que requer uma certa cautela, além de objetivos em relação ao tempo. Ou seja, se a ideia é investir em longo, médio ou curto prazo, e muita disciplina.

Para que a sua jornada dentro da área de investimentos fique mais fácil, é interessante que você tenha metas financeiras bem determinadas.

Enfim, acompanhe o texto até o final, para conhecer e entender melhor sobre os 5 principais investimentos, pois eles podem ser o seu pontapé inicial.

Os 5 principais investimentos para iniciantes

No início do seu trajeto dentro do mundo dos investimentos, é necessário que você leve alguns fatores em consideração, como a previsibilidade de remuneração (a clareza da quantia que receberá no fim do prazo do investimento), a alta liquidez e a segurança.

Em se tratando dos investimentos de renda fixa, esses pontos são essenciais. Sendo assim, esse tipo de investimento é conhecido como “renda fixa”, exatamente por possuir uma rentabilidade mais presumível.

Além de uma rentabilidade mais estável e constante do que as outras opções de investimento.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB), é um tipo de investimento que costuma aparecer com uma certa frequência para os investidores que estão iniciando.

Esse é um investimento lançado por bancos que pegam o seu dinheiro, em troca do financiamento das suas próprias atividades.

Você vai emprestar dinheiro para o banco. E, em troca, a instituição te pagará juros em cima do empréstimo. Para que todo o processo funcione de maneira correta, o empréstimo conta com um prazo determinado.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é considerado um dos investimentos para iniciantes mais comuns, e o mais indicado para os casos de formação de reserva de emergência. Aliás, essa é a porta de entrada para a área dos investimentos.

Para você que procura por alta liquidez, baixo risco e rentabilidade atada à taxa Selic (taxa básica de juros da economia do Brasil), o Tesouro Direto é uma ótima opção.

É também considerado um investimento de renda fixa pós fixado, pelo fato de acompanhar a performance de um indicador da economia brasileira, a taxa Selic.

Na prática, decidir investir em um título do Tesouro Selic, é o mesmo que decidir emprestar dinheiro para o governo, e receber juros pelo empréstimo.

Esse é um investimento indicado para objetivos de curto prazo e com baixo risco, por ter 100% de garantia do Tesouro Nacional.

LCI e LCA

Essa é uma dupla que também marca presença na lista dos principais investimentos para iniciantes. A sigla LCI representa Letra de Crédito Imobiliário e a sigla LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio.

Mesmo que apresentem objetivos diferentes, quem emite os dois são bancos comerciais. Para a pessoa que está investindo, não existe muita diferença entre eles.

Entretanto, para a instituição que emite esses títulos, há diferença. Trata-se da forma de captação do dinheiro em com cada um dos títulos.

Desse modo, o dinheiro que é captado através das LCIs, é destinado ao setor imobiliário. Já o dinheiro captado através de LCAs, destina-se ao agronegócio. Esses dois se parecem muito com o CDB.

Para que você decida qual escolher, é necessário que você considere o valor, o prazo e o banco emissor. Uma grande vantagem desses dois investimentos, é que eles contam com a isenção do imposto de renda.

Entretanto, não é porque o produto está livre da tributação, que ele não tem que estar na declaração anual de Imposto de Renda. Muito pelo contrário! Ele deve estar sim.

Esses são investimentos indicados para objetivos de médio e longo prazo. Além de contar com liquidez no vencimento e render mais que a poupança, sendo tão seguros quanto elas.

Fundos de Renda Fixa

Os fundos de investimento funcionam da mesma forma que um condomínio. Sendo uma forma de investimento coletivo, os fundos reúnem o dinheiro de vários investidores para realizar uma aplicação em conjunto, e ainda contam com um gestor para administrá-los.

No caso, é quem vai escolher os ativos nos quais o fundo irá investir.
Certamente, é um conjunto de pessoas que apresentam interesses em comum, e que se reúnem para dividir as despesas e cuidar melhor do seu patrimônio.

Os fundos de renda fixa contam com uma cobrança semestral do come-cotas sobre os rendimentos, sendo um investimento de alta liquidez e baixo risco.

RDB – Investimentos para iniciantes

A sigla RDB significa Recibo de Depósito Bancário, e é um título que fica atado ao CDI e que funciona de forma parecida com o CDB.

Assim, você vai emprestar o seu dinheiro para o banco que faz a emissão do título, e recebe o valor de volta com juros, que são os rendimentos do RDB.

Essa também é uma opção de investimento para iniciantes segura, e que conta com a proteção do FGC. Você poderá resgatar o valor que investir no RDB normalmente no vencimento. Portanto, tenha a certeza de que não vai precisar desse dinheiro antes.

Essa é uma opção de investimento que conta com baixa liquidez (apenas no vencimento). Além disso, várias outras instituições financeiras podem emiti-lo, além dos bancos.

É um investimento de baixo risco, que possui rentabilidades fixadas e pré-fixadas. Além de apresentar um rendimento superior à poupança.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE LCI E LCA

Você permanecerá no site atual

Siga-nos para mais dicas e análises

Isenção de responsabilidade Em nenhuma circunstância Dinds solicitará qualquer pagamento para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está se comunicando. Dinds gera receita por meio de publicidade e comissões por referência para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. Todo o conteúdo publicado aqui é baseado em pesquisa quantitativa e qualitativa, e nossa equipe se esforça para ser o mais imparcial possível ao comparar diferentes opções.

Divulgação de Anunciantes Dinds é um site independente, objetivo e sustentado por publicidade. Para mantermos a capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em Dinds podem ser de empresas das quais recebemos compensação por afiliação. Essa compensação pode influenciar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem no site. Outros fatores, como nossos próprios algoritmos proprietários e dados primários, também podem afetar a posição e o destaque dos produtos/ofertas. Não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis no mercado em nosso site.

Nota Editorial As opiniões expressas em Dinds são exclusivamente do autor e não de qualquer banco, emissor de cartão de crédito, hotel, companhia aérea ou outra entidade. Este conteúdo não foi revisado, aprovado ou endossado por nenhuma das entidades mencionadas. No entanto, a compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos, nem afeta qualquer conteúdo deste site. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos serem relevantes para nossos usuários, não podemos garantir que as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias quanto à sua precisão ou aplicabilidade.

Loan terms: 12 to 60 months. APR: 0.99% to 9% based on the selected term (includes fees, per local law). Example: $10,000 loan at 0.99% APR for 36 months totals $11,957.15. Fees from 0.99%, up to $100,000.